FERNANDA MONTENEGRO: 80 ANOS DE SUCESSO

E, esse brilho, começou cedo.. Aos 15 anos, já era locutora e atriz de rádio-teatro. Depois, radionovelas, até que na década de 50, subiu aos palcos, com a peça "Alegres Canções nas Montanhas". Nessa época, conheceu Fernando Torres, com quem se casou e trilhou mais um caminho de sucesso: casamento feliz. E como não poderia deixar de ser, seus herdeiros, Fernanda Torres e Cláudio Torres, seguiram os passos dos pais e brilham, cada qual em sua área.. Fernanda é atriz e Cláudio, cineasta.
Na TV, na década de 60, Fernanda estreou na extinta TV Tupi, ao lado de feras como Cacilda Becker, Nathália Timberg, Sérgio Britto e Raul Cortez . A partir daí não saiu mais das telinhas. Mas, ainda faltava a telona, que não demorou muito, pois em 1964, estreou seu primeiro filme, "A Falecida". Pronto.. agora estava completo.. dominou todas as áreas de entretenimento, passando a ser a atriz completa, que é hoje.
Entre os mais de 200 teleteatros, 56 peças, 20 novelas e 16 filmes, alguns trabalhos da atriz, vale destacar:
Teatro
A Moratória, Vestir os Nus , O Beijo no Asfalto, A Mulher de Todos Nós, Computa, Computador, Computa, É... , As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant, Fedra , Dona Doida, um Interlúdio e The Flash and Crash Days .
TV
A Muralha, Guerra dos Sexos, Cambalacho , Riacho Doce , Renascer , As Filhas da Mãe e Belíssima.
Cinema
A Falecida, Tudo Bem , Eles Não Usam Black-Tie , A Hora da Estrela, Central do Brasil e O Outro Lado da Rua
Entre os prêmios e indicações, Fernanda coleciona: "Molière Especial" e de "Melhor Atriz" na peça "As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant" (1982).
"Central do Brasil" (1998) - Indicações ao "Oscar" e ao "Globo de Ouro". Pelo filme, ganhou um "Urso de Ouro", no Festival de Cinema de Berlim.
E, agora, Fernanda terá sua vida e obra contada no livro "Fernanda Montenegro - A Defesa do Mistério" (ed. Imprensa Oficial), da jornalista Neusa Barbosa, com lançamento no fim deste mês.
Sem dúvida.. a maior das estrelas! Parabéns!
Comentários