Curiosidades sobre o CARNAVAL






Você sabia que a maior festa popular do mundo existe desde a Antiguidade? Sim... Apesar de ter sido reconhecida pela igreja e incluída no calendário cristão séculos depois, o carnaval, segundo algumas correntes vem de povos antigos como os persas, fenícios e gregos que faziam da colheita uma grande festa.
Festa pagã e com cultos voltados para a natureza, no Brasil, chegou junto com a Colônia Portuguesa e sob influência das festas de rua e mistura de culturas africanas com o folclore indígena. Em cada país é comemorado com características diferentes e até mesmo no Brasil, cada região tem um carnaval peculiar.
No Rio de Janeiro, os desfiles das escolas de samba e os blocos de rua, são os mais tradicionais; na Bahia os trios elétricos atraem milhões de foliões todos os anos e em Pernambuco, o Galo de Madrugada é o maior bloco de rua do mundo, atraindo mais de 1 milhão de foliões.  
Existem outras formas tradicionais de passar o carnaval, que é a última festa antes da quaresma. A terça-feira de carnaval é aquela que antecede a Páscoa em 47 dias. As fantasias provavelmente surgiram devidos aos bailes que no século XIII, eram promovidas. Os franceses começaram a promover grandes festas onde era obrigatório o uso de máscaras e roupas luxuosas e essas festas ficaram populares entre as altas classes em toda Europa e se espalharam por todo o mundo.
Algumas cidades turísticas tem o carnaval como destaque em seus calendários: Rio de Janeiro, Recife, Olinda, Salvador, Nova Orleans, Veneza e Paris, são algumas. E em cada lugar, há ritmos  e estilos próprios como o frevo em Pernambuco, o axé na Bahia e o samba no Rio de Janeiro.

 Bom carnaval a todos




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de Português: Descomplicando o Complicado - CRASE - EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

Dicas e exercícios de Português: Descomplicando o Complicado - ABREVIAÇÃO OU ABREVIATURA? (continuação)

JANDAIA: 70 ANOS DE HISTÓRIA