JANDAIA: 70 ANOS DE HISTÓRIA






Fundada em 1941, a empresa familiar “Sucos Jandaia”, situada no Estado do Ceará, com mais de 70 anos de história, é um exemplo que a junção de tradição, modernidade e a inovação,  dão certo.
Em recente visita ao Parque industrial da empresa, pudemos verificar todo o cuidado que a Sucos Jandaia tem com o meio ambiente, com seus funcionários e com os consumidores, proporcionando a todos, excelente ambiente de trabalho e produtos de altíssima qualidade.

Recepcionados por Eduardo Figueiredo, diretor comercial da empresa, conhecemos  todo o parque industrial, saboreamos os produtos Jandaia e ainda conhecemos  a Fazenda Guarany, onde se encerrou a coletiva de imprensa.
Aliás, na coletiva de imprensa, Eduardo nos contou um pouco desta história de sucesso, além de apresentar as novidades da empresa.
Pioneira no lançamento do suco de caju integral e primeira a produzir em embalagem longa vida, a empresa, genuinamente brasileira, tornou-se ao longo dos anos reconhecida em todas as regiões do Brasil além de exportar para mais de dez países.
Atualmente a empresa possui mais de 30 produtos. Além do caju, nativo da região e cultivado pela Jandaia numa área de 3mil hectares, são embalados sucos de sabores diversos, como de abacaxi, acerola, cajá, goiaba, manga, uva e muito mais. Na ABAD 2013, feira voltada aos distribuidores e atacadistas, que ocorreu no mês de agosto, em Fortaleza - CE, foram ainda lançados o suco de tangerina, chá verde e sucos com ômega 3 DHA, em embalagem Tetra Pak de 200 ml e 1 litro.
A empresa processa 40 mil toneladas de frutas por ano e produz 65 mil toneladas, entre sucos concentrados e prontos para beber. Esse total é dividido entre Caju 32%, Maracujá 16%, Laranja 10%, Uva 9%, Pêssego 8%, Goiaba 8%, Manga 7%, Acerola 4%, Abacaxi 3% e Polly Frutti 3%. 
Graças ao trabalho, ao longo de seus 72 anos de história, a Suco Jandaia tem sua qualidade reconhecida desde 2008 pelo ISO 22000 (certificado pela TUV Rheinland – empresa alemã, criada em 1.872, presente em 62 países, de todos os continentes, reconhecida como uma das mais renomadas certificadoras do mundo).
Também ativa em ações sociais, a Suco Jandaia apoia projetos culturais e esportivos. É fundadora do IEP- Instituto de Educação Portal, uma associação civil sem fins lucrativos. O Instituto tem como missão principal a qualificação profissional de jovens e adultos de Pacajus e região.
Portanto, buscando sempre estar desenvolvendo novos produtos e processos, sem nunca esquecer a tradição, qualidade e Responsabilidade Social, diferenças características da empresa, a  Sucos Jandaia, conquistou e continua conquistando  todas as regiões do território brasileiro, além de  mostrar a vários países do mundo, o gostinho das frutas tropicais.
No Brasil, os produtos Jandaia podem ser encontrados em supermercados, panificadoras, hospitais, escolas e em diversos outros pontos de comercialização, o que só foi possível através da aceitação dos consumidores e do trabalho dos representantes e distribuidores espalhados pelo país.




Pensando na Saúde
O suco com Ômega 3 da Jandaia, além de saboroso e nutritivo, protege o sistema imunológico e o sistema nervoso, sendo também um ótimo auxiliar na busca de uma alimentação cada vez mais saudável. O Ômega 3 é derivado de plantas, ou seja, é um ingrediente funcional natural que serve para fortalecer os alimentos e contribui com o bom funcionamento do corpo humano.

Suco de Caju Jandaia
A Jandaia planta a maior parte do caju utilizado na sua produção, gerando pelo menos 680 empregos diretos e atingindo uma mão de obra de até 1000 pessoas durante o período de colheita. A empresa é responsável ainda pela geração de outros 5 mil empregos indiretos, através das compra da matéria-prima de pequenas propriedades agrícolas, além dos vários representantes e distribuidores que trabalham com o produto em todo o Brasil.
Com o suco de caju, principal produto da empresa, a Jandaia possui todo o ciclo produtivo, plantando o cajueiro, processando o caju, transformando-o em suco e embalando. O cuidado constante com os produtos também está presente através da análise do setor de qualidade.

Responsabilidade Social da Jandaia

O IEP - Instituto de Educação Portal - apoia projetos sociais, culturais e esportivos, oferecendo um modelo de educação integral e continuada, que proporciona apoio tanto financeiro como no setor de promoções da Jandaia.
Seu objetivo é concretizar ações conjuntas para o desenvolvimento de projetos na área de educação profissional de jovens, bem como a inserção no mercado de trabalho.   Os jovens atendidos pelo IEP recebem a orientação na sede do Instituto – doada pela Jandaia – e, paralelamente à formação, fazem estágios em empresas da cidade ou cidades vizinhas, graças a convênios firmados pelos gestores do IEP.


Meio Ambiente
A preocupação com o Meio Ambiente é um cuidado constante da Jandaia  Além de apoiar projetos nesta área, também contribui para a sua manutenção através da plantação de 300 mil árvores. Também durante o ciclo produtivo do caju, a Jandaia utiliza o bagaço como matéria-prima para ração animal. O cuidado com o meio ambiente vem firmar-se ainda com o apoio da empresa à Fundação SOS Chapada do Araripe, que trabalha em campanhas de preservação. Além de tudo isso, as embalagens de vidro e longa vida, da Tetra Pak, utilizadas nos produtos da empresa podem ser recicladas.

Sustentabilidade

O uso racional da água é uma ação rotineira na empresa. A fábrica possui estação de tratamento, onde toda a água usada dentro da fábrica, de forma racional, retorna à natureza devidamente tratada. Além disso, a empresa promove programas de conscientização e de educação ambiental. O desempenho ambiental da Sucos Jandaia é monitorado através de indicadores de eco eficiência .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de Português: Descomplicando o Complicado - CRASE - EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

Dicas e exercícios de Português: Descomplicando o Complicado - ABREVIAÇÃO OU ABREVIATURA? (continuação)