Bondade e Generosidade

Generosidade e bondade





Segundo um estudo realizado pelos psicólogos  John Gottman e sua esposa  Julie Gottman, as duas coisas básicas que movem um relacionamento até o fim da vida são generosidade e bondade.
Para provar esta tese, John e Julie criaram o “The Lab Love” (O Laboratório do Amor) e  levaram 130 casais para  o "The lab Love", onde passavam o dia realizando tarefas normais de um casal  como comer, cozinhar, limpar, enquanto os pesquisadores os analisavam. Ao fim  da experiência e divididos em dois grupos classificados como: mestres e desastres, o estudo finalizado e retomado seis  anos  depois para que  a tese abordada pudesse ter a conclisão do estudo. Os mestres permaneciam juntos e felizes. Os casais que pertenciam ao grupo “desastres” ou não estavam mais casados ou permaneciam juntos, porém infelizes.
O objetivo deste estudo  apontou que assim como tudo na vida, temos  sempre dois caminhos a seguir..  No caso em questão, duas respostas a escolher quando se aborda relacionamentos. Podemos optar por respostas generosas que nos aproximam como casal ou respostas ríspidas que nos afastam um do outro. O grupo dos “mestres” escolhiam respostas generosas, criavam uma conexão com o companheiro, demonstrando interesse em suas necessidades emocionais. Pessoas que agem com bondade e generosidade, como os casais que pertenciam ao grupo dos “mestres” preocupam-se em criar um ambiente de apreciação e gratidão pelo o que o companheiro faz. Em compensação,  o grupo dos casais “desastres” constroem um ambiente baseado na insatisfação, sempre apontando para os erros do outro, para o que ele deixou de fazer, esquecendo-se dos pontos positivos.
Generosidade e bondade podem salvar seu relacionamento. Não somente  no dia de aniversário de casamento, uma vez ao ano, uma surpresa linda deve ser feita.. Um relacionamento é que nem um plantinha..  tem que ser regada diarimante.  O que a pesquisa revelou implica na aplicação diária de doses de generosidade e bondade, seja relevando uma coisa aqui, sendo gentil em outra situação ali, evitando cobranças desnecessárias e sempre, sempre e sempre concentrar-se no que a outra pessoa fez e faz de positivo, não de negativo. Sua esposa foi ao supermercado e esqueceu da pasta de dente? Você escolhe: ser agressivo e reclamar do creme que ela esqueceu ou agradecer pela comida que comprou. Sua escolha dirá que tipo de relacionamento você está vivendo.
Outro exemplo interessante... Em vez de reclamar pela demora do jantar.. Que tal pensar assim.. Nossa! O jantar está demorando porque ela está fazendo algo especial. Encarado de com generosidade e bondade o resultado certamente, é e será diferente..

Fica a dica!

Resultado da pesquisa publicado na Revista Pazes - dezembro  2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de Português: Descomplicando o Complicado - CRASE - EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

JANDAIA: 70 ANOS DE HISTÓRIA

Dicas e exercícios de Português: Descomplicando o Complicado - ABREVIAÇÃO OU ABREVIATURA? (continuação)