O que é, de onde veio e como surgiu o coronavírus?

Coronavírus: Ventilador pulmonar mecânico barato e feito por ...


Identificada pela primeira vez em 1937, o coranavírus,  descrito inicialmente como corona em 1965, veio a partir da observação do vírus no microscópio: sua imagem se assemelha à de uma coroa.
Existem dezenas de tipos de coronavírus — a maioria deles infecta apenas animais. Mas coronavírus foram causa de duas epidemias recentes que provocavam síndromes respiratórias graves em seres humanos: a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), de 2003, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers), de 2015.
A atual pandemia é causada por um coronavírus novo, batizado de Sars-Cov-2, que começou a infectar humanos na cidade de Wuhan, na China, em dezembro de 2019.
A resposta sobre sua origem ainda não é definitiva. A hipótese que tem ganhado mais fôlego é de que o vírus teria sido transmitido para seres humanos pelo pangolim, um animal parecido com o tatu e ameaçado de extinção.
Ele é um dos animais silvestres mais traficados do mundo, consumido tanto pela carne quanto pelas escamas, usadas na medicina tradicional chinesa.
Um estudo publicado na revista Nature em 26 de março aponta que é grande a probabilidade de que os morcegos sejam o chamado reservatório natural do Sars-Cov-2 e que o pangolim seja hospedeiro intermediário.
Assim, o morcego teria transmitido o novo coronavírus para os pangolins que teriam, por sua vez, passado para os seres humanos.
Diante disso, os pesquisadores ressaltaram no trabalho a importância de se considerar proibir a venda desses animais nos chamados "wet markets" — traduzidos no Brasil muitas vezes como mercado de peixes, mas que vendem diferentes tipos de carne de animais silvestres.O provável epicentro do novo coronavírus em Wuhan é um desses mercados.Isso significa que o vírus não foi criado em laboratório. Um estudo da Nature Medicine de 17 de março chama atenção para isso. Nele, cientistas fizeram uma análise do genoma do vírus e da forma como ele interage com as nossas células e viram que isso acontece de uma maneira que a Ciência ainda não havia previsto — o que torna remota a chance de que algum cientista o tenha desenvolvido.
Quando entra no nosso corpo, o novo coronavírus se acopla a uma proteína presente na superfície das nossas células chamada de ECA-2 como uma chave em uma fechadura.
É por ali que ele consegue entrar e fazer com que as nossas células trabalhem para ele, replicando seu material genético e infectando nosso corpo.

O novo coronavírus é transmitido quando alguém infectado tosse ou espirra, por exemplo, expele gotículas contaminadas com o vírus e essas gotículas acabam entrando no nosso sistema respiratório.

Essas gotículas também podem recair sobre superfícies — o banco do ônibus, o móvel de casa —, e qualquer pessoa que coloque as mãos sobre elas e depois as leve às mucosas do corpo (boca, nariz, olhos) também pode ser infectado.
Portanto... se puder.. #fiqueemcasa e se sair.. lave bem as mãos assim que chegar!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de Português: Descomplicando o Complicado - CRASE - EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

JANDAIA: 70 ANOS DE HISTÓRIA

Dicas e exercícios de Português: Descomplicando o Complicado - ABREVIAÇÃO OU ABREVIATURA? (continuação)