Respirando história e bem-estar... Assim é visitar e se hospedar em Castelo Branco e em suas aldeias fantásticas.

 

Respirando história e bem-estar... Assim é visitar e se hospedar em Castelo Branco e em suas aldeias fantásticas.

Por Mariza Cardoso

Situado na Beira Baixa, Castelo Branco agrada a todos os gostos, pois em seu distrito, várias aldeias e eventos encantam este passeio pra lá de especial!

Seja para relaxar em águas termais ou para se refrescar nas piscinas municipais, ou então relembrar nossas origens visitando sítios arqueológicos ou começar e terminar o dia hospedado em quintas históricas, cada aldeia oferece um miminho especial que vale a pena conhecer! Confira este bom roteiro!

Para se hospedar, escolha a Quinta de São Pedro de Vir-a-Corça uma volta a beleza do passado com toda a infraestrutura e bom gosto que o presente nos proporciona!











A Quinta de São Pedro de Vir-a-Corça é, sem dúvida, um lugar é mágico! Muito bem avisado e informado quando chegamos e somos recebidos pelos simpáticos e queridos donos da Quinta, ouvimos... “O paraíso é aqui” e, é mesmo!

São três suítes, em pequenas casas de granito com acesso individual a todo o exterior. Todos as suítes muito bem decoradas, com muito bom gosto, com casa de banho, mini sala e cama com teto solar para ver as estrelas, além de mosquiteiro para dar aquele ar mais romântico a noite abençoada pelo luar e pelas estrelas!

Ao lado das suítes, tem uma sala de estar externa onde é possível ler um bom livro, meditar ou fazer uma pequena refeição em companhia do querido cãozinho “piloto” que te acompanha com muito carinho e atenção em toda a área externa!

O pequeno almoço, é servido sempre com bolos, frutas, sumos, queijos, que são deliciosamente preparados por um Chef uruguaio, nota dez! Tudo muito saboroso e com os ingredientes colhidos no próprio pomar e horta da Quinta, o que deixa a comida mais saborosa, certamente!

 A água vem direto da fonte e entre as árvores, redes decoram o lugar com muita harmonia, um convite à contemplação e ao descanso. E por falar em descanso, tem o cantinho  da massagem com massagens relaxantes, divinas!

Os donos, te recebem com muito carinho, atenção e dedicação! E como dizem quando chegamos, realmente começa ali uma estadia mágica! Um paraíso! Um passeio inesquecível! 


E depois de acordar e tomar um pequeno almoço na Quinta de São Pedro de Vir-a-Corça, para estudar e conhecer nossas origens, que tal começarmos o dia com passeios culturais? História do início ao fim! 


Castelo De Monsanto

O início de um bom passeio histórico é conhecer as ruínas do Castelo de Monsanto. A subida é bem íngreme, mas a vista lá de cima é de tirar o fôlego, aliás, a subida também tira o fôlego, principalmente nas altas temperaturas do verão, mas nada que um bom gelado não nos refresque.

O lugar respira história... Tudo ao redor da subida para o que resta do Castelo, traz um pouquinho de história! E, no caminho tem ainda a Igreja Matriz, linda por dentro e por fora, grutas e pedras enormes, além da Torre do Relógio com uma réplica do galo de prata.

E, se o calor piorar, lojinhas oferecem uma sombrinha agradável, com bebidas típicas e gelados deliciosos. Além disso, durante a pausa para a degustação dos gelados, lembranças da aldeia estão à venda, entre elas as “Marafonas”, que são bonecas de trapos, que não tem olhos, nem nariz, nem boca e nem ouvidos que, segundo a lenda, são para não ver, não ouvir e nem contar nada a ninguém, do que se passa entre o casal na noite de núpcias. E, por serem feitas a partir de uma cruz, ainda dizem que simboliza a "deusa da fertilidade".






Idanha-A-Velha – As guerras da Fé

E o passeio histórico continua... O sítio arqueológico de Idanha-A-Velha tem uma riqueza de detalhes impressionante! É um conjunto de fatos, monumentos e escritos arqueológicos que encantam turista e estudiosos. Preserva-se neste espaço vestígios de uma cidade de fundação romana do século I a.C.

Conta a história que foi ocupada pelo mulçumanos no século VIII, reconquistado pelos cristãos no Século XII, doado à Ordem do Templo no Século XIII, mantendo assim vestígios de várias épocas distintas.

Um passeio incrível e imperdível para entendermos um pouco a nossa história! 







E como a subida ao Castelo é longa e o passeio ao sítio arqueológico é uma boa caminhada, chegou a hora de refrescar! Diversas piscinas estão aos seu dispor para enfrentar o calorão!

Para enfrentar o calor, nada melhor que as piscinas naturais e municipais, certo? O calor neste local é realmente de fritar, então, que tal uma boa sombrinha tomando um gelado ou dentro da água feito um peixinho?

Boas e agradáveis, as piscinas se destacam... Entre elas, a das Termas de Monfortinho, a do Clube de tiro de Monfortinho, a Ladoeiro e a Zebreira! O horário de funcionamento costuma ser das 10h às 19h e o valor para entrar não é caro, entre 5 e 10 euros.  Cada piscina tem seu preço para entrada e todas tem Nadador-salvador e lanchonete com sandes, sumos, gelados, etc.

A do Clube de Tiro de Monfortinho além de lago e muitas árvores tem um restaurante maravilhoso. Atendimento e comida nota, dez, aliás, nota 1000! Destaque para o bife de veado, o bife da casa e a variedade das sobremesas. E destaque ao atendimento! Muito educados e gentis, todos!

Mas... falando em carne de veado, uma boa dica também é o restaurante Javali. Entre as especiarias oferecidas, destaque ao bife de veado, divino!!






Fim do dia chegando, piscina quase fechando, o que fazer? Dica imperdível e importantíssima... relaxar e cuidar da saúde nas Termas de Monfortinho... um sonho!

E depois daquele dia refrescante na piscina, nada melhor que relaxar nas águas termais das Termas de Monfortinho, certo?

Ponto de parada mais esperado e agradável deste passeio, as Termas de Monfortinho finalizam o seu dia com toda saúde e merecido relax.

São vários tratamentos à tua escolha, entretanto, uma boa dica é o Banho de Flor de Laranjeira. Com direito a sumo de laranja para beber, laranjas espalhadas na banheira e óleos essências de laranja. Relaxar 20 minutos é ma-ra-vi-lho-so! Só tem uma reclamação a fazer, os 20 minutos passam muito rápido!

Além disso, vários cremes, óleos corporais ficam à venda na recepção, dando continuidade as maravilhas que as águas termais fazem à nossa pele.

E, para quem não gosta de laranja, não tem problema... Vários outros banhos temáticos estão ao seu dispor. É só falar com os atendentes, super educados e gentis e escolher entre as várias opções: banho anti-stress, banho flor de oliveira, além de massagens, duches, rituais e spas. Todos os tratamentos são divinos e dedicados à saúde, repouso, bem-estar e beleza, pois suas águas, quase mágicas, vem de uma das mais antigas fontes termais do país, a Fonte Santa!

Não deixe de conhecer e curtir um banho à tua escolha... Sem dúvida, um fim de dia fechado com chave de ouro, se curtido nas Termas de Monfortinho!

Vivencie este merecido descanso! Da Quinta de São Pedro de Vir-a-Corça às Termas de Monfortinho... Um passeio realmente mágico! Eu, super indico!!

















 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de Português: Descomplicando o Complicado - CRASE - EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

JANDAIA: 70 ANOS DE HISTÓRIA

Dicas e exercícios de Português: Descomplicando o Complicado - ABREVIAÇÃO OU ABREVIATURA? (continuação)