História de Buda e do Budismo Kadampa

 



História de Buda e do Budismo Kadampa

Dos livros, Introdução ao Budismo e Budismo Moderno

     Budismo ou Buddadharma são os ensinamentos de Buda.  Buda transmitiu no total, 84 mil ensinamentos.

*     Budismo Kadampa: Vertente dos ensinamentos de Buda elaborado por Atisha, um dos seguidores de Buda.

     As 3 joias da iluminação são: Buda, Dharma e Sangha. Buda, estado de iluminação, Dharma, ensinamentos de Buda e Sangha, grupo de seguidores, comunidade.

 

     O início de tudo… História de Buda  💕

O Buda que fundou a religião budista chama-se Buda Shakyamuni. Shakya é o nome da família real que ele nasceu e a palavra muni significa "o capaz". Buda Shakyamuni nasceu em 624 a.C., em Lumbini, que na época fazia parte da Índia, mas hoje pertence ao Nepal. A sua mãe foi a rainha Mayadevi e o seu pai, o rei Shudodana.

 

     Buda Shakyamuni, o 4º dos mil Budas afortunados. Os primeiros foram: Krakuchchanda, Kanakamuni, Kashyapa. O próximo será Maitreya.

 

     Buda significa "o Desperto", alguém que acordou do sono da ignorância e vê as coisas como realmente são. Um ser que abandonou por completo todas as delusões (ignorância, apego, ódio, raiva, inveja, orgulho, etc).

Sua mãe, a rainha Mayadevi sonhou que iria gerar um ser puro e que o seu filho viria do céu de Tushita, a Terra Pura de Maitreya. Seu pai, o rei Shudodana pediu a um brâmane, deus mundano, vidente para fazer predições sobre o futuro do príncipe e o vidente disse que o príncipe se tornaria um rei chakravatin (o mais poderoso dos reis e dono da roda preciosa), líder do mundo inteiro, ou um Buda plenamente iluminado.

Durante a infância, o príncipe usava todas as oportunidades que tinha para inspirar e encorajar as pessoas a seguirem caminhos espirituais. Por vezes visitava o reino paterno para ver como o povo vivia e num desses passeios percebeu que todos os seres vivos, sem exceção, estavam condenados a experienciar os 4 sofrimentos: o sofrimento do nascimento, da doença, do envelhecimento e da morte.

Sidarta viu com clareza que só um Buda plenamente iluminado podia ajudar todos os seres vivos a suportar e superar esses sofrimentos e decidiu sair do palácio e recolher-se à solidão da floresta, onde se empenharia em profunda meditação até alcançar a iluminação. Aos 29 anos, teve uma visão, na qual todos os Budas das 10 direções lhe apareceram e falaram que havia chegado a hora de cumprir a decisão de se tornar um Buda Conquistador para ajudar todos os seres vivos, prisioneiros do ciclo dos 4 sofrimentos.

E depois de contar a sua missão para os pais, que tentaram em vão impedir que o filho deixasse o palácio, Sidartha partiu para a floresta e durante 6 anos enfatizou e treinou uma meditação denominada "concentração semelhante ao espaço no Dharmakaya, que, em sânscrito, significa o corpo-verdade de um Buda e que consiste em se concentrar de modo estritamente focado na natureza última de todos os fenômenos.

E ao perceber estar quase atingindo a sua missão, caminhou até Bodh Gaya no 15º dia do 4º mês lunar o que para nós corresponde a abril, encontrou a árvore Bodhi e fez o voto de não sair da meditação profunda até que tivesse conquistado a perfeita iluminação.  A partir daí, entrou em concentração semelhante ao espaço no Dharmakaya.

Além das tentações e provações que Sidartha teve que passar com o seu pai para que desistisse da sua missão, houve a interferência e também em vão de Mara Devaputra, chefe de todos dos demônios. Todas as investidas não resultaram e os projeteis, pedras e montanhas lançadas pelo demônio ao Sidartha para tirá-lo do profundo estado de meditação que ele se encontrava, chegavam até ele como chuva de flores perfumadas e luminosas oferendas de arco-íris. Depois disso, de tanta provação, Sidartha mesmo assim conseguiu prosseguir com a sua meditação, quando enfim alcançou a última mente de um ser limitado - a concentração-vajra. Com essa concentração, ele removeu os derradeiros véus da ignorância e, no instante seguinte, tornou-se um Buda, um ser plenamente iluminado.

Passados 49 dias da sua iluminação, Buda foi solicitado, pelos deuses Brahma e Indra, a dar ensinamentos. Em resposta a essa súplica, Buda saiu da meditação e ensinou a primeira Roda do Dharma e em sequência, todas as outras, que são no total 4.

A 1ª é O Sutra das 4 Nobres Verdades são a principal fonte de Hinayana. A 2ª e a 3ª rodas do Dharma são os sutras da perfeição da sabedoria e o surta discriminando a intenção.

     A Roda do Dharma

A Roda do Dharma são os ensinamentos de Buda

Diz a lenda que em tempos antigos, conhecidos Reis Chackravitin tinham muitas posses, entre elas uma preciosa roda. Com esta roda, em qualquer lugar do mundo que esses reis fossem, podiam através dela, controlar a região. Por isso que se diz que os ensinamentos de Buda são como a preciosa roda, pois em qualquer lugar do mundo ao seguir seus ensinamentos, é possível controlar as delusões e aflições.

Dharma significa proteção e praticar os ensinamentos da Roda do Dharma, ficamos protegidos dos sofrimentos e problemas.

Segundo os cálculos da época, Buda deu início à sua iluminação aos 29 anos, mas só concluiu a sua missão ao transmitir a roda do Dharma, por volta 57 anos de idade e seus ensinamentos eram transmitidos para monges numa montanha que ficou conhecida como a Montanha do Bando de Abutres. Essa localidade próxima da Bogh Gaia, na Índia.

Seus ensinamentos eram passados para monges, monjas, Bodhisattvas (mentes iluminadas), deuses, semideuses, nagas e espíritos.

Entre seus seguidores Shariputra foi o principal discípulo de Buda Shakyamuni.

Buda transmitiu no total, 84 mil ensinamentos. Buda transmitiu seus ensinamentos em 3 principais momentos que são conhecidos como as 3 giradas da Roda do Dharma. A primeira girada ele ensinou as 4 nobres verdades, na segunda girada, ensinou os sutras perfeição de Sabedoria e revelou a visão Madhyamika-Prasangika e a terceira girada, a visão Chittamatra. A visão final de Buda é a segunda roda do Dharma.

Sutra das 4 Nobres Verdades: Quais são os verdadeiros sofrimentos; quais são as verdadeiras origens; as verdadeiras cessações; os verdadeiros caminhos.

O samsara, que é o sofrimento, é o verdadeiro sofrimento; as delusões e as ações, são as origens do sofrimento; a libertação é a cessação e finalmente o caminho que leva à libertação são os verdadeiros caminhos. Se praticarmos os ensinamentos da roda do Dharma, atingimos a paz interior e com a paz interior, atingimos a paz exterior.

Sentimentos a serem praticados que nos impedem de atingir a paz interior: raiva, apego e ignorância, se trocarmos estes sentimentos por, por exemplo, paciência, podemos cessar a raiva. Ou seja, a raiva é a verdadeira origem, mas se substituída pela paciência, é o verdadeiro caminho, e assim serve para o apego, o ódio, a ignorância.

 

 


 

*     Livro Introdução ao Budismo 💕

 

Buda ensinou que tudo depende da mente. Portanto a nossa felicidade não se encontra fora de nós, algo palpável. A felicidade está dentro de nós. E essa felicidade é encontrada através da prática dos ensinamentos de Buda.

Sonhos: é através dos sonhos que visitamos as nossas vidas passadas ou as nossas vidas futuras.

Carma: é a ação, é toda ação intencional, corporal, verbal ou mental. As ações boas e virtuosos nos faz renascer cada vez mais em reinos superiores e as ações más e não virtuosas nos leva a reinos inferiores. É possível renascer em 6 reinos, 3 inferiores e 3 superiores. Os inferiores, segundo o Budismo, são o reino dos animais, dos espíritos famintos e dos seres do inferno. Já os 3 reinos superiores são o reino dos humanos, dos semideuses e dos deuses.

*     Para alcançarmos os 3 reinos Superiores devemos treinar a disciplina moral (abandonar alguma falha, a renúncia), a concentração (feita através das 9 permanências mentais) para conquistar as realizações do Dharma.

 

*     No estilo da vida do Bodhisatva, praticamos as 6 vitaminas da mente que são: generosidade, disciplina moral, paciência, esforço, concentração e sabedoria.

 

Boas práticas para atingir o reino dos superiores: Disciplina moral, paciência, sabedoria, generosidade, concentração, esforço.

Meditação: é uma prática de concentração para tornar em focar a concentração no ir e vir da respiração.

Lamrim: etapas do caminho. O lamrim revela todas as fases do caminho à iluminação

Nirvana: A libertação, o estado de libertação.

Samsara: o sofrimento, o estado de sofrimento.

Mara:  é o demônio ou tudo o que obstrui a aquisição da libertação ou iluminação

Mantra: proteção da mente. Mantra secreto: Tantra.

Sofrimentos do Samsara:

1)      Nascimento

2)      Envelhecimento

3)      Doença

4)      Morte

5)      Ter que nos separar daquilo que gostamos

6)      Ter que enfrentar aquilo que não gostamos

7)      Não conseguir satisfazer nossos desejos.

Segundo o Budismo, se não nos livramos do Samsara, morremos e voltamos na vida seguinte para sofrer essas 7 causas de sofrimento de novo, portanto temos que atingir o nirvana para não voltar mais para o Samsara.

 

Atuação ou função dos vários Budas: conceder a paz mental a todos os seres vivos através de bênçãos e orações.

Alguns Budas: Nagarjuna, Atisha, a Grande Mãe Prajnaparamita

*     Significado dos Kadampas 💕

O budismo kadampa é uma escola do budismo Mahayana fundada pelo mestre budista indiano Atisha (982-1054). Seus seguidores são conhecidos como “kadampas”: Ka que simboliza os ensinamentos de buda e dam, significa as intruções de Lamrim (o caminho para a iluminação) ensinadas por Atisha.

 O budismo Kadampa foi introduzido no ocidente em 1977 pelo Venerável Mestre Geshe Kelsang Gyatso. O título de Geshe, significa “amigo espiritual”.

O Centro-mãe do budismo Kadampa, Centro de Meditação Kadampa Manjushri fica em Ulverston, no norte da Inglaterra.

3 razões para praticar o budismo: desenvolver a nossa sabedoria, cultivar um bom coração e manter a paz mundial.

*     Programas de iniciação e estudo do budismo Kadampa:

Programa Geral: Introdução básica aos ensinamentos e práticas

Programa Fundamental: Aprofundamento através dos livros: Caminho Alegre da boa fortuna + Compaixão Universal + Coração da Sabedoria + Contemplações Significativas + Entender a mente + Oito passos para a felicidade + Caminho Alegre da Boa Fortuna + Compaixão Universal e Oito passos para a felicidade + Coração da Sabedoria + Contemplações Significativas + Entender a mente.

Programa Formação de Professores: 14 textos de sutra e de tantra + o 6 do programa fundamental + compromissos com o estilo de vida kadampa.


     Iniciação ao Buda Avalokitesshvara, o Buda da Compaixão 💕

No livro Budismo Moderno, aprendemos as práticas do Sutra e do Tantra. O Sutra são os ensinamentos de Buda sem necessidade de iniciação. Incluem-se os ensinamentos das 3 rodas do Dharma. O Tantra são os mantras secretos, é o método especial de purificação.

A prática dos ensinamentos do Sutra é a fundação básica para a prática dos ensinamentos do tantra, ou seja, o tantra é o método para praticar o sutra.

O tantra é a realização interior que atua para proteger os seres vivos

Quando recebemos uma iniciação tântrica, estamos a plantar sementes especiais dos 4 corpos de Buda no nosso continnum mental. Os 4 corpos são: Corpo verdade natureza, corpo verdade sabedoria, corpo de deleite e corpo emanação.

Segundo os ensinamentos Kadampa, Buda Shakyamuni é a fonte do lamrim kadam e confiam sinceramente em Avalokiteshvara, que é o Buda da Compaixão.

O fundador da tradição Kadampa é o mestre Atisha, que nasceu como príncipe em 982, na Índia.

Atisha escreveu o Lamrim Kadam com base no que Buda Shakyamuni ensinou na Montanha do Bando dos Abutres.

O Lamrim Kadam é a síntese de todos os ensinamentos de Buda.

Os praticantes kadampas enfatizam o treino da meditação, que é o treino da mente para que ela fique pacífica e calma. 

Geshe é a abreviatura de ge wai she nyem que em tibetano significa amigo virtuoso. Geshe é o título dado aos monges e mestres kadampas

Buda conquistador é o nome dado aos budas que venceram todas as obstruções ou maras.

Buda Heuruka dos 12 braços. Heruka é a compaixão de todos os budas com corpo azul, 4 faces e 12 braços.

Os 24 lugares do nosso corpo representam os 24 lugares de Heruka no mundo. 1) o contorno do couro cabeludo 2) a coroa 3) a orelha direita 4) a nuca 5) a orelha esquerda 6) o ponto entre as sobrancelhas 7) os 2 olhos 8) os 3 ombros 9) as 2 axilas 10) os 2 mamilos 11) o umbigo 12) a ponta do nariz 13) a boca 14) a garganta 15) o coração 16) os 2 testículos 17) a ponta do órgão sexual 18) o ânus 19) as 2 coxas 20) os 2 gêmeos 21) os 8 dedos das mãos e os 8 dedos dos pés 22) a face dorsal do pé 23) os 2 polegares 24) os 2 joelhos.

O mantra essência de Heruka

Om shri vajra he he r uru kam hum hum phat dakini dzala shambaram soha

 



 

    Iniciação Buda da grande Mãe Prajnaparamita – Livro Novo coração da Sabedoria💕

Luz amarela, vermelha e azul. Na iniciação as luzes amarelas entram pelo meu corpo, luzes vermelhas entram pela minha boca e luzes azuis pela minha mente. Buda Prajnaparamita entre pela minha mente e se aloja no meu coração para sempre!

A iniciação é uma meditação guiada abençoada, através da qual recebemos as bênçãos de sabedoria diretamente da mente iluminada de Gen-la Kelsang Thubten, um dos discípulos seniores do Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche.

A sabedoria da vacuidade torna a nossa mente pacífica pois elimina a raiz de todos os nossos estados mentais agitados e deludidos e, em última análise, conduz a uma experiência profunda e estável de paz interior e liberdade mental chamada ‘nirvana’.

Mantra para a Iniciação da Grande Mãe Prajnaparamita: TAYATAOM GATE GATE PARAGATE BODHI SOHA

Os principais obstáculos que atrapalham ou impedem o alcance da libertação e iluminação são os 4 Maras. São eles: os Maras das delusões ou aflições mentais, o Mara dos agregados, que é a base dos nossos sofrimentos, o mara Senhor da Morte, que são as ações negativas e o Mara Devaputra, o chefe dos Maras

Aquisição da libertação ou nirvana

Na prática das 4 nobres verdades, Buda diz que devemos conhecer os sofrimentos para abandonar as origens, que são as delusões para conseguir alcançar as cessações para enfim praticar o caminho.

 

Quando recebemos a iniciação da Grande Mãe Prajnaparamita, recebemos bênçãos especiais.

A Grande Mãe Prajnaparamita é um Buda feminino e é a manifestação da perfeição da sabedoria de Buda. Sua função é superar os maras e conceder a realização da perfeição de sabedoria.

Votos e Promessa para receber a iniciação da grande Mãe Buda Prajnaparamita:

“Busco refúgio nas 3 joias: Buda, Dharma e Sangha. E confesso todas e cada 1 das minhas ações negativas. Regozijo-me nas virtudes de todos os seres e prometo realizar a iluminação de Buda (3x).” 

 



*     Prece Libertadora – Louvor a Buda Shakyaminu

 

Ó abençoado Shakyamuni Buda

Precioso tesouro da Compaixão

Concessor de suprema paz interior

Tu, que amas todos os seres, sem exceção

És a fonte de bondade e felicidade

E nos guia ao caminho libertador

Teu corpo é uma jóia.que,satisfaz.os.desejos

Tua fala é um néctar purificador e supremo

E tua mente, refúgio para todos os seres vivos

Com as mãos postas eu me volto para ti

Amigo supremo e imutável

E peço do fundo do meu

Por favor: concede-me a luz da tua sabedoria

Para dissipar a escuridão da minha mente

E curar o meu continnum mental

Por favor, me nutre com a tua bondade

Para que eu possa por minha vez nutrir todos os seres

Com um incessante banquete de deleite

Por meio da tua compassiva intenção

De tuas bênçãos e feitos virtuosos

E por meu forte desejo de confiar em ti

Que todo o sofrimento rapidamente cesse

Que toda a felicidade e alegria aconteçam

E que o sagrado Dharma floresça para sempre


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