História de Buda e do Budismo
Dos livros, Introdução ao Budismo e Budismo Moderno
Budismo
ou Buddadharma são os ensinamentos de Buda.
Buda transmitiu no total, 84 mil ensinamentos.
Budismo
Kadampa: Vertente dos ensinamentos de Buda elaborado por Atisha, um dos
seguidores de Buda.
As
3 joias da iluminação são: Buda, Dharma e Sangha. Buda, estado de iluminação,
Dharma, ensinamentos de Buda e Sangha, grupo de seguidores, comunidade.
O
início de tudo… História de Buda
O Buda que fundou a religião budista chama-se Buda
Shakyamuni. Shakya é o nome da família real que ele nasceu e a palavra muni
significa "o capaz". Buda Shakyamuni nasceu em 624 a.C., em Lumbini,
que na época fazia parte da Índia, mas hoje pertence ao Nepal. A sua mãe foi a
rainha Mayadevi e o seu pai, o rei Shudodana.
Buda
Shakyamuni, o 4º dos mil Budas afortunados. Os primeiros foram: Krakuchchanda,
Kanakamuni, Kashyapa. O próximo será Maitreya.
Buda
significa "o Desperto", alguém que acordou do sono da ignorância e vê
as coisas como realmente são. Um ser que abandonou por completo todas as
delusões (ignorância, apego, ódio, raiva, inveja, orgulho, etc).
Sua mãe, a rainha Mayadevi sonhou que iria gerar um ser puro
e que o seu filho viria do céu de Tushita, a Terra Pura de Maitreya. Seu pai, o
rei Shudodana pediu a um brâmane, deus mundano, vidente para fazer
predições sobre o futuro do príncipe e o vidente disse que o príncipe se
tornaria um rei chakravatin (o mais poderoso dos reis e dono da roda
preciosa), líder do mundo inteiro, ou um Buda plenamente iluminado.
Durante a infância, o príncipe usava todas as oportunidades que
tinha para inspirar e encorajar as pessoas a seguirem caminhos
espirituais. Por vezes visitava o reino paterno para ver como o povo vivia
e num desses passeios percebeu que todos os seres vivos, sem exceção, estavam
condenados a experienciar os 4 sofrimentos: o sofrimento do nascimento, da
doença, do envelhecimento e da morte.
Sidarta viu com clareza que só um Buda plenamente iluminado
podia ajudar todos os seres vivos a suportar e superar esses sofrimentos e decidiu
sair do palácio e recolher-se à solidão da floresta, onde se empenharia em
profunda meditação até alcançar a iluminação. Aos 29 anos, teve uma visão, na
qual todos os Budas das 10 direções lhe apareceram e falaram que havia chegado
a hora de cumprir a decisão de se tornar um Buda Conquistador para ajudar todos
os seres vivos, prisioneiros do ciclo dos 4 sofrimentos.
E depois de contar a sua missão para os pais, que tentaram
em vão impedir que o filho deixasse o palácio, Sidartha partiu para a floresta
e durante 6 anos enfatizou e treinou uma meditação denominada
"concentração semelhante ao espaço no Dharmakaya, que, em
sânscrito, significa o corpo-verdade de um Buda e que consiste em se concentrar
de modo estritamente focado na natureza última de todos os fenômenos.
E ao perceber estar quase atingindo a sua missão, caminhou
até Bodh Gaya no 15º dia do 4º mês lunar o que para nós corresponde a abril, encontrou
a árvore Bodhi e fez o voto de não sair da meditação profunda até que tivesse
conquistado a perfeita iluminação. A
partir daí, entrou em concentração semelhante ao espaço no Dharmakaya.
Além das tentações e provações que Sidartha teve que passar
com o seu pai para que desistisse da sua missão, houve a interferência e também
em vão de Mara Devaputra, chefe de todos dos demônios. Todas as
investidas não resultaram e os projeteis, pedras e montanhas lançadas pelo
demônio ao Sidartha para tirá-lo do profundo estado de meditação que ele se encontrava,
chegavam até ele como chuva de flores perfumadas e luminosas oferendas de
arco-íris. Depois disso, de tanta provação, Sidartha mesmo assim conseguiu prosseguir
com a sua meditação, quando enfim alcançou a última mente de um ser limitado -
a concentração-vajra. Com essa concentração, ele removeu os derradeiros véus da
ignorância e, no instante seguinte, tornou-se um Buda, um ser plenamente
iluminado.
Passados 49 dias da sua iluminação, Buda foi solicitado,
pelos deuses Brahma e Indra, a dar ensinamentos. Em resposta a essa súplica,
Buda saiu da meditação e ensinou a primeira Roda do Dharma e em sequência,
todas as outras, que são no total 4.
A 1ª é O Sutra das 4 Nobres Verdades são a principal fonte
de Hinayana. A 2ª e a 3ª rodas do Dharma são os sutras da perfeição da
sabedoria e o surta discriminando a intenção.
A
Roda do Dharma
A Roda do Dharma são os
ensinamentos de Buda
Diz a lenda que em tempos antigos, conhecidos Reis
Chackravitin tinham muitas posses, entre elas uma preciosa roda. Com esta roda,
em qualquer lugar do mundo que esses reis fossem, podiam através dela,
controlar a região. Por isso que se diz que os ensinamentos de Buda são como a
preciosa roda, pois em qualquer lugar do mundo ao seguir seus ensinamentos, é
possível controlar as delusões e aflições.
Dharma significa proteção e praticar os ensinamentos
da Roda do Dharma, ficamos protegidos dos sofrimentos e problemas.
Segundo os cálculos da época, Buda deu início à sua
iluminação aos 29 anos, mas só concluiu a sua missão ao transmitir a roda do
Dharma, por volta 57 anos de idade e seus ensinamentos eram transmitidos para
monges numa montanha que ficou conhecida como a Montanha do Bando de Abutres.
Essa localidade próxima da Bogh Gaia, na Índia.
Seus ensinamentos eram passados para monges, monjas, Bodhisattvas
(mentes iluminadas), deuses, semideuses, nagas e espíritos.
Entre seus seguidores Shariputra foi o principal
discípulo de Buda Shakyamuni.
Buda transmitiu no total, 84 mil ensinamentos. Buda
transmitiu seus ensinamentos em 3 principais momentos que são conhecidos como
as 3 giradas da Roda do Dharma. A primeira girada ele ensinou as 4
nobres verdades, na segunda girada, ensinou os sutras perfeição de
Sabedoria e revelou a visão Madhyamika-Prasangika e a terceira girada, a visão
Chittamatra. A visão final de Buda é a segunda roda do Dharma.
Sutra das 4 Nobres Verdades: Quais são os verdadeiros
sofrimentos; quais são as verdadeiras origens; as verdadeiras cessações; os
verdadeiros caminhos.
O samsara, que é o sofrimento, é o verdadeiro sofrimento; as
delusões e as ações, são as origens do sofrimento; a libertação é a cessação e
finalmente o caminho que leva à libertação são os verdadeiros caminhos. Se
praticarmos os ensinamentos da roda do Dharma, atingimos a paz interior e com a
paz interior, atingimos a paz exterior.
Sentimentos a serem praticados que nos impedem de atingir a
paz interior: raiva, apego e ignorância, se trocarmos estes sentimentos por,
por exemplo, paciência, podemos cessar a raiva. Ou seja, a raiva é a verdadeira
origem, mas se substituída pela paciência, é o verdadeiro caminho, e assim
serve para o apego, o ódio, a ignorância.
Livro
Introdução ao Budismo
Buda ensinou que tudo depende da mente. Portanto a nossa
felicidade não se encontra fora de nós, algo palpável. A felicidade está dentro
de nós. E essa felicidade é encontrada através da prática dos ensinamentos de
Buda.
Sonhos: é através dos sonhos que visitamos as nossas
vidas passadas ou as nossas vidas futuras.
Carma: é a ação, é toda ação intencional, corporal,
verbal ou mental. As ações boas e virtuosos nos faz renascer cada vez mais em
reinos superiores e as ações más e não virtuosas nos leva a reinos inferiores.
É possível renascer em 6 reinos, 3 inferiores e 3 superiores. Os inferiores,
segundo o Budismo, são o reino dos animais, dos espíritos famintos e dos seres
do inferno. Já os 3 reinos superiores são o reino dos humanos, dos semideuses e
dos deuses.
Para
alcançarmos os 3 reinos Superiores devemos treinar a disciplina moral
(abandonar alguma falha, a renúncia), a concentração (feita através das 9
permanências mentais) para conquistar as realizações do Dharma.
No
estilo da vida do Bodhisatva, praticamos as 6 vitaminas da mente que são:
generosidade, disciplina moral, paciência, esforço, concentração e sabedoria.
Boas práticas para atingir o reino dos superiores:
Disciplina moral, paciência, sabedoria, generosidade, concentração, esforço.
Meditação: é uma prática de concentração para tornar
em focar a concentração no ir e vir da respiração.
Lamrim: etapas do caminho. O lamrim revela todas as fases do
caminho à iluminação
Nirvana: A libertação, o estado de libertação.
Samsara: o sofrimento, o estado de sofrimento.
Mara: é o
demônio ou tudo o que obstrui a aquisição da libertação ou iluminação
Mantra: proteção da mente. Mantra secreto:
Tantra.
Sofrimentos do Samsara:
1)
Nascimento
2)
Envelhecimento
3)
Doença
4)
Morte
5)
Ter que nos separar daquilo que gostamos
6)
Ter que enfrentar aquilo que não gostamos
7)
Não conseguir satisfazer nossos desejos.
Segundo o Budismo, se não nos livramos do Samsara, morremos
e voltamos na vida seguinte para sofrer essas 7 causas de sofrimento de novo,
portanto temos que atingir o nirvana para não voltar mais para o Samsara.
Atuação ou função dos vários Budas: conceder a paz mental a
todos os seres vivos através de bênçãos e orações.
Alguns Budas: Nagarjuna, Atisha, a Grande Mãe Prajnaparamita
Significado
dos Kadampas
O budismo kadampa é uma escola do budismo Mahayana
fundada pelo mestre budista indiano Atisha (982-1054). Seus seguidores são
conhecidos como “kadampas”: Ka que simboliza os ensinamentos de buda e dam,
significa as intruções de Lamrim (o caminho para a iluminação) ensinadas por
Atisha.
O budismo
Kadampa foi introduzido no ocidente em 1977 pelo Venerável Mestre Geshe Kelsang
Gyatso. O título de Geshe, significa “amigo espiritual”.
O Centro-mãe do budismo Kadampa, Centro de Meditação Kadampa
Manjushri fica em Ulverston, no norte da Inglaterra.
3 razões para praticar o budismo: desenvolver a nossa
sabedoria, cultivar um bom coração e manter a paz mundial.
Programas
de iniciação e estudo do budismo Kadampa:
Programa Geral: Introdução básica aos ensinamentos e
práticas
Programa Fundamental: Aprofundamento através dos
livros: Caminho Alegre da boa fortuna + Compaixão Universal + Coração da
Sabedoria + Contemplações Significativas + Entender a mente + Oito passos para
a felicidade + Caminho Alegre da Boa Fortuna + Compaixão Universal e Oito
passos para a felicidade + Coração da Sabedoria + Contemplações Significativas
+ Entender a mente.
Programa Formação de Professores: 14 textos de sutra
e de tantra + o 6 do programa fundamental + compromissos com o estilo de vida
kadampa.
Iniciação
ao Buda Avalokitesshvara, o Buda da Compaixão
No livro Budismo Moderno, aprendemos as práticas do Sutra e
do Tantra. O Sutra são os ensinamentos de Buda sem necessidade de iniciação.
Incluem-se os ensinamentos das 3 rodas do Dharma. O Tantra são os mantras
secretos, é o método especial de purificação.
A prática dos ensinamentos do Sutra é a fundação básica para
a prática dos ensinamentos do tantra, ou seja, o tantra é o método para
praticar o sutra.
O tantra é a realização interior que atua para proteger os
seres vivos
Quando recebemos uma iniciação tântrica, estamos a
plantar sementes especiais dos 4 corpos de Buda no nosso continnum mental. Os 4
corpos são: Corpo verdade natureza, corpo verdade sabedoria, corpo de deleite e
corpo emanação.
Segundo os ensinamentos Kadampa, Buda Shakyamuni é a fonte
do lamrim kadam e confiam sinceramente em Avalokiteshvara, que é o Buda da
Compaixão.
O fundador da tradição Kadampa é o mestre Atisha, que nasceu
como príncipe em 982, na Índia.
Atisha escreveu o Lamrim Kadam com base no que Buda
Shakyamuni ensinou na Montanha do Bando dos Abutres.
O Lamrim Kadam é a síntese de todos os ensinamentos de Buda.
Os praticantes kadampas enfatizam o treino da meditação, que
é o treino da mente para que ela fique pacífica e calma.
Geshe é a abreviatura de ge wai she nyem que em tibetano
significa amigo virtuoso. Geshe é o título dado aos monges e mestres kadampas
Buda conquistador é o nome dado aos budas que venceram todas
as obstruções ou maras.
Buda Heuruka dos 12 braços. Heruka é a compaixão de todos os
budas com corpo azul, 4 faces e 12 braços.
Os 24 lugares do nosso corpo representam os 24 lugares de
Heruka no mundo. 1) o contorno do couro cabeludo 2) a coroa 3) a orelha direita
4) a nuca 5) a orelha esquerda 6) o ponto entre as sobrancelhas 7) os 2 olhos
8) os 3 ombros 9) as 2 axilas 10) os 2 mamilos 11) o umbigo 12) a ponta do
nariz 13) a boca 14) a garganta 15) o coração 16) os 2 testículos 17) a ponta
do órgão sexual 18) o ânus 19) as 2 coxas 20) os 2 gêmeos 21) os 8 dedos das
mãos e os 8 dedos dos pés 22) a face dorsal do pé 23) os 2 polegares 24) os 2
joelhos.
O mantra essência de Heruka
Om shri vajra he he r uru kam hum hum phat dakini dzala
shambaram soha
Iniciação
Buda da grande Mãe Prajnaparamita – Livro Novo coração da Sabedoria
Luz
amarela, vermelha e azul. Na iniciação as luzes amarelas entram
pelo meu corpo, luzes vermelhas entram pela minha boca e luzes azuis pela minha
mente. Buda Prajnaparamita entre pela minha mente e se aloja no meu coração
para sempre!
A iniciação é uma meditação guiada abençoada, através da
qual recebemos as bênçãos de sabedoria diretamente da mente iluminada de Gen-la
Kelsang Thubten, um dos discípulos seniores do Venerável Geshe Kelsang Gyatso
Rinpoche.
A sabedoria da vacuidade torna a nossa mente pacífica pois
elimina a raiz de todos os nossos estados mentais agitados e deludidos e, em
última análise, conduz a uma experiência profunda e estável de paz interior e
liberdade mental chamada ‘nirvana’.
Mantra para a Iniciação da Grande Mãe Prajnaparamita:
TAYATAOM GATE GATE PARAGATE BODHI SOHA
Os principais obstáculos que atrapalham ou impedem o alcance
da libertação e iluminação são os 4 Maras. São eles: os Maras das delusões ou
aflições mentais, o Mara dos agregados, que é a base dos nossos sofrimentos, o
mara Senhor da Morte, que são as ações negativas e o Mara Devaputra, o chefe
dos Maras.
Aquisição da libertação ou nirvana
Na prática das 4 nobres verdades, Buda diz que devemos
conhecer os sofrimentos para abandonar as origens, que são as delusões para conseguir
alcançar as cessações para enfim praticar o caminho.
Quando recebemos a iniciação da Grande Mãe Prajnaparamita,
recebemos bênçãos especiais.
A Grande Mãe Prajnaparamita é um Buda feminino e é a
manifestação da perfeição da sabedoria de Buda. Sua função é superar os maras e
conceder a realização da perfeição de sabedoria.
Votos e Promessa para receber a iniciação da grande Mãe Buda
Prajnaparamita:
“Busco refúgio nas 3 joias: Buda, Dharma e Sangha. E
confesso todas e cada 1 das minhas ações negativas. Regozijo-me nas virtudes de
todos os seres e prometo realizar a iluminação de Buda (3x).”
Iniciação A Buda Amitayos
Iniciação de Buda Amitayus
com o Monge Gen Kelsang Rigden
Amitayus significa tempo de vida imensurável.
Quando abrimos o nosso coração para receber as bênçãos de Buda Amitayus,
aumentamos a nossa sabedoria, o nosso mérito (nossa capacidade de realizar os
nossos desejos) e, mais importante, ele ajuda-nos a proteger o nosso bem mais
precioso – a nossa vida.
Através das suas bênçãos, aumentamos a nossa energia e tempo de vida para
completar o caminho espiritual.Eu busco refúgio até me iluminar
No Guru, em Buda, Dharma e Sangha.
Para realizar o bem-estar de todos os seres sencientes, mães
Vou gerar a mente da suprema iluminação
Por esta virtude que eu rapidamente
Realize o estado Protetor Amitayos
E, então, conduza cada ser vivo,
Sem exceção a esse solo.
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