Entre 13 e 22 de junho, o Brasil será palco mais uma vez de uma preocupação mundial: O meio ambiente.  Completando 20 anos, a ECO-92 que também foi aqui no Rio de Janeiro, tratou deste assunto e hoje, 20 anos depois, a ONU, volta a visão  do mundo inteiro, para a mesma preocupação.
            O objetivo desta Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, tendo como temas principais  a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável, a erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
            Dividida em três momentos, entre os dias 13 e 15, ocorrerá a Reunião do Comitê Preparatório, com representantes governamentais para negociações dos documentos a serem adotados na Conferência. De 16 a 18 de junho, serão programados os eventos com a sociedade civil e finalizando a Conferência entre 20 e 22 de junho, diversos Chefes de Estados dos países membros das Nações Unidas, estarão tentando salvar o planeta.
            O processo preparatório será conduzido pelo Secretário-Geral da ONU, Embaixador Sha Zukang, da China. A mesa diretora será composta por Embaixadores, ente eles Kim Sook e  John Ashe. Na qualidade de país-sede da Conferência, o Brasil também será representado na Mesa Diretora.
            Entre os Chefes de Estado confirmados, estão:  Mahmoud Ahmadinejad, do Irã, o presidente eleito da França, François Hollande, o russo Vladimir Putin, o novo chefe de governo da Espanha, Mariano Rajoy, e o primeiro-ministro da China, Wen Jiabao.
O evento ocorrerá no Riocentro e contará com representantes dos 193 Estados-membros da ONU e com milhares de participantes dos mais variados setores da sociedade civil, onde a pergunta principal será “Se você pudesse construir um futuro, o que você gostaria de fazer?” Com essa pergunta, espera-se que o mundo enxergue que é preciso urgente fazer alguma coisa para que os netos dos nossos netos usufruam do planeta que insistimos em destruir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de Português: Descomplicando o Complicado - CRASE - EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

Dicas e exercícios de Português: Descomplicando o Complicado - ABREVIAÇÃO OU ABREVIATURA? (continuação)

JANDAIA: 70 ANOS DE HISTÓRIA