REVIVA COM KADU MOLITERNO.











Por Mariza Cardoso

Carlos Eduardo, Carduá ou Kadu como é mais conhecido por seus fãs, parece mesmo que nasceu para brilhar! Seu brilho está presente em tudo o que faz, talvez por se jogar de cabeça em tudo, seja no esporte, na literatura, na dança, sua garra ilumina seu caminho. Sempre com um sorriso lindo estampado no rosto e uma simpatia contagiante, passa a todos em sua volta, uma energia muito boa, tanto que o galã dos anos 80, exemplo de geração saúde, continua até hoje, brilhando e seguindo uma trajetória de sucesso a cada novo projeto.

Kadu, estourou nos anos 80 com Armanção Ilimitada,  época  da galera “Geração coca-cola” que curtia Menino do Rio, Garota Dourada e não desgrudava da TV no horário da Armação Ilimitada, para se deliciar com as aventuras de Juba, Lula, Zelda e Bacana.  Durante  este período, Kadu e Juba se confundiam em estilo de vida parecido: esporte, aventura,  sempre recheada de muita adrenalina. Mas nosso astro começou bem antes disso. Descoberto por acaso aos 14 anos, em uma agência de publicidade em São Paulo, onde trabalhava como office boy e para sorte nossa, na falta de um modelo, fez uma foto pra revista Claudia,  tempos depois foi  procurado por Dionísio Azevedo, então diretor de novelas da Record, para a novela "As Pupilas do Senhor Reitor", em 1970.
Daí em diante.. Foi um trabalho atrás do outro. Na Globo, estreou em 1978, na novela O Pulo do Gato.. Depois veio A Sucessora, As Três Marias, Água Viva, Partido Alto, O Dono do Mundo, Anjo Mau, Brilhante, Paraíso, Eu Prometo, Anos Rebeldes,  Beleza Pura, Pátria Minha, Memorial de Maria Moura, Malhação, entre outros tantos sucessos. Sua carreira, sem dúvida, marca bem sua versatilidade.  Do romântico José Eleutério de Paraíso ao vilão Gustavo Pelegrini de Pátria Minha, seus personagens sempre foram intensos. Aliás deste vilão, Kadu viveu uma das cenas mais emocionantes de sua carreira quando minutos antes de sua morte, se arrependeu de tudo o que fez e morreu de mãos dadas com sua mãe, vivida por Eva Wilma.
Hoje, Kadu, depois de ter dado um show, na última temporada da “Dança dos Famosos”, curte merecidas férias e nesta entrevista especial à Revista “Distribuidor News” e a edição especial da Ordem dos Jornalistas do Brasil, conta um pouquinho do Carlos Eduardo, do Carduá e do Kadu.
A todos, boa leitura!


DN: Kadu, tive o prazer de ler o seu livro, aliás, presenteado por você, onde me encantei com a maneira leve e divertida que relata sua infância, sua carreira e ainda dá dicas de saúde, através da boa alimentação e do esporte.  Como surgiu , “Reviva com Kadu Moliterno?

KADU: A ideia do livro nasceu depois que o Paulo Azevedo, me sugeriu escrever um livro  em comemoração aos meus 40 anos de carreira.  Gostei da ideia e foi muito bom para a minha vida, repassar o que eu já vivi.   Comecei a gravar  tudo o que ia lembrando e  em 3 meses finalizei o livro.  Inicialmente, o livro teria umas 600 páginas. Recordar tudo isso me revitalizou e acredito que agora este livro seja o primeiro de uma série. Com o livro, passei a ter prazer de contar a minha história, tanto que também há ideia de fazer um filme da fase “Carduá” – dos meus sete ao 14 anos.

DN: No livro, você conta com muito bom humor, sua vida recheada de aventuras, artes e estabanadices.  Ri muito ao ler a história da Pegadinha, com o padre surdo do Colégio Santo Agostinho;  a apresentação em Minas que você caiu no buraco quando foi receber o prêmio do Governador;  a história do boto que te perseguiu, te impulsionando do último ao primeiro lugar na travessia de 4 km, realizada no mar de santos; a história da bola de gude, quando a cavalaria passou e cavalos, capacetes e cassetetes voaram, graças a sua arte... Enfim... com tantas histórias divertidas, como foi relembrar e dividir com seus leitores o Carlos Eduardo e o Carduá, até então desconhecido para os seus fãs?

KADU: Eu me surpreeendi também com a minha vida e as pessoas que leem acham um barato  e não fazem ideia do que eu passei. Dividi isso com a minha família. E aquele coisa que o ser humano tem de “ plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro”,  agora posso dizer que fechei um ciclo.
Eu acredito que a função do artista, é esclarecer e ajudar as pessoas a viver melhor, a ter uma boa qualidade de vida. Se eu puder ajudar alguém a emagrecer, se eu conseguir tirar alguém das drogas, se eu passar adiante esse amor que eu tenho pelo esporte, o amor à família que é a base de tudo, já é um grande passo. E “Reviva com Kadu” é a minha história, sou eu, mostrando para as pessoas quem eu realmente sou.

DN: Depois, enfim Kadu Moliterno, de Armação Ilimitada, o programa que é uma referência  da geração Coca-Cola, passando pelo romântico José Eleutério de Paraíso ao vilão Gustavo Pelegrini de Pátria Minha, o que mais te deixou saudades ou o que mais te marcou e/ou mais foi difícil de fazer?

KADU: Eu diria o José Eleutério. Foi meu primeiro protagonista. Minha família é do interior de São Paulo e o Benedito Ruy Barbosa é o autor que escreve melhor para este tipo de público. Com o José Eleutério, eu montei búfalo, touro e como eu vinha da ginástica olímpica, me facilitou bastante compor este personagem. O José Eleutério me marcou demais, tanto que no remake, refazer a novela, foi um grande presente que a Rede Globo me deu. Já o Juba... o Juba sou eu! O amor pelo surf, pelas crianças, o companherismo com o Lula, enfim.. Sou eu. O vilão Gustavo Pelegrini, aconteceu com chave de ouro. A cena da minha morte, a emoção tomou conta do estúdio. Trabalhar com Eva Vilma, que considero uma das melhores atrizes que o Brasil já conheceu, assim como Glória Pires, Marília Pera, Regina Duarte, Tônia Carreiro,  torna qualquer trabalho intenso, tanto que a cena foi tão intensa que eu achei que ia morrer. Esse personagem me marcou muito. Meu único vilão. Talvez só eu e Toni Ramos que sempre fazemos “mocinho”.
Outro personagem que me marcou muito foi o Padre José Maria da minissérie Memorial de Maria Moura. Fou muito importante para a minha trajetória, primeiro por ele ser um padre, depois por ser um padre que se apaixona..

DN: Você já passou  dos 50 anos, com uma invejável disposição e forma física (vide ensaios e Dança dos Famosos). Você atribui tanta disposição ao estilo de vida saudável que sempre teve?Qual a  receita para estar tão bem? 

KADU: 80% alimentação e 20 % exercício físico. Como eu desde os meus três anos pratico esporte e nunca parei, hoje, aos 60, me sinto melhor do que há 20 anos. Acordo às 5h30 da manhã, vou dormir às 23h. Me dedico ao esporte, aos meus filhos. Meu dia começa pela vida deles, depois se sobrar tempo, resolvo a minha vida.

DN: Como foi para você a Dança dos Famosos? O que mudou na sua vida depois da convivência com a dança, uma vez que sua “praia” era outra?

KADU: A dança foi um dos desafios mais intensos que já passei.Eu não sabia dançar, nunca fui de balada e minha dança era o amor ao esporte e a música. Tive a sorte da ter parceira Dani De Lova, com quem me identifiquei muito pelo profissionalismo e humildade dela e, ela se impressionou com a minha dedicação, a ponto da própria Ana Maria Braga comentar que estávamos ligados pelo espírito na dança.  Várias vezes me pegava ensaiando sozinho.. Inclusive no mercado, uma vez, uma senhora me abordou e perguntou se eu estava dançando.. Quando respondi que sim, ela disse que eu poderia ocntinuar ensaiando no mercado porque ela estava torcendo muito por mim. O Faustão também disse que o que eu passei para a minha geração será seguida por muita gente.. Enfim, sabia que a Cláudia Ohana e o Rodrigo Simas eram adversários fortes, mas receber nota dez da Ana Maria Botafogo, saí vencedor do programa.
E a química com a Dani vai continuar.. Em fevereiro de 2013, estaremos estreando um musical  no Cruzeiro Royal Caribeean – Buenos AiresX Rio. Será um musical-teatro, em cima do livro e da minha vida. 

DN: Hoje,você com três filhos adolescentes e vivendo numa cidade perigosamente maravilhosa, na sua opinião o que mudou para a geração de hoje, que vive em meio a uma guerra urbana, cada vez mais trancada em casa  grudada no computador ?

KADU:  Optei em dar aos meus filhos na educação, o leque de oportunidades que eles teriam. Dois já estão morando nos Estados Unidos e meu caçula de 15 anos também breve seguirá o mesmo caminho.
A geração deles é muito melhor que a minha. Eles são mais saudáveis, usam a luta  como esporte e a geração “Badboy” está meio over. Eles pegaram o sofrimento da geração anterior, portanto não precisam mais seguir o “ser revoltado”. E o Rio, acredito que com a Copa e Olimpíada, vai melhorar.

DN: Em algum momento você enxerga o Kadu sem ser ator? Se não fosse ator, o que você seria?

KADUSe eu não fosse ator, seria esportista: nadador, professor de Educação Física, tenista. O que me ajudou muito na carreira de ator, foi o esporte e eu defendo essa bandeira. Tem que ter o esporte em tudo. Ginástica Olímpica e natação são a base para qualquer esporte.

DN:Finalizando.. Alguma mensagem aos  fãs de Kadu Moliterno- o ator e futuros fãs de Carlos Eduardo e Carduá?

KADU: Amor à família em primeiro lugar! Os melhores amigos são nossos pais. A família é a base da felicidade. Ter os filhos como amigos é a base de tudo, porque eles nunca vão querer decepcionar um amigo!
E, claro, o esporte. Amar o esporte, pois ele traz boas amizades e te prepara para a vida.


CURIOSIDADES:

Primeira peça: Abelardo e Heloísa.

Primeira novela: As Pupilas do Senhor Reitor

Primeiro filme: A árvore do sexo, de Silvio de Abreu

Gênero que mais agrada: ação e aventura

Nome Primeira Banda: Os Bacanas

Banda Atual: Os Moliternos

Livro: Reviva Com Kadu Moliterno

Sonho ainda a realizar: Trabalhar como ator  dirigido pelo meu filho. Aliás, escrito e dirigido por ele, além de me aposentar no Hawaii.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de Português: Descomplicando o Complicado - CRASE - EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

Dicas e exercícios de Português: Descomplicando o Complicado - ABREVIAÇÃO OU ABREVIATURA? (continuação)

JANDAIA: 70 ANOS DE HISTÓRIA