Festa combina com bolo






                               
                                            Os 3 bolos artísticos acima foram feitos em 40 tabuleiros.






Pensar em festa e não pensar no bolo, isto é impossível. E em maio então, mês recheado de comemorações, como o dia das mães, mês das noivas e aniversariantes regidos sob os signos de touro e gêmeos, não poderia ser melhor época para os negócios e grandes vendas. E o bolo, sem dúvida, tem sido o grande diferencial destes momentos felizes.
No mês das noivas, bolos lindíssimos, cada vez mais decorados e chiques, mostram uma tendência pra lá de charmosa e especial. Mas quando e como surgiram os bolos?
No início, todos os doces que eram feitos em assadeiras eram considerados bolos, e estes tinham que ser redondos, pois, como seu próprio nome diz, bolo vem de bola, desde a Antiguidade.  Mas, com o passar dos anos, os bolos foram se moldando, seguindo as tendências da época e as necessidades da decoração.
Existem muitas dúvidas quanto à origem do bolo. Provavelmente o bolo tenha surgido a partir das tortas e na mesma época do pão, sendo que, do ponto de vista técnico, o bolo sempre teve uma consistência macia, revestido de uma pequena crosta de massa.
Com a chegada dos banquetes luxuosos e exuberantes da época renascentista, os bolos passaram a ser a grande atração, principalmente no que se refere à decoração. Depois, os bolos passaram a ser glaciados com açúcar, polvilhados com frutas cristalizadas, amêndoas trituradas e enfeitados com raminhos de alecrim.
Em 1800, o bolo atingiu seu auge. Vários tipos surgiram entre eles o “Bolo Espuma”, que foi o primeiro bolo a ter creme. Durante o reinado da rainha Vitória na Inglaterra, os bolos eram enormes, chegando a pesar mais de 100 quilos e ter uma altura maior que dois metros.
A partir daí, os bolos passaram a ser divididos em diversas camadas e recheados por uma infinidade de cremes, mas o recheio à base de manteiga surgiu apenas no início do século XX. Logo após foi a vez do delicado “Creme Parisiense” ou “Ganache”  chegar e  até hoje é considerado insuperável. Depois dele surgiu o “Creme Italiano”, confeccionado por meio da estabilização da clara de ovos em neve com o açúcar cozido e desde então, vários tipos de bolos foram surgindo. Alguns estilos foram se destacando, como o “croquembuche”, de Carolinas; os feitos com o francês “foundant”, o “Glacê Real”, entre outros.
Enquanto vários recheios e coberturas iam surgindo, também vários bolos para diversas comemorações iam aparecendo. 
O bolo de casamento apesar de sua origem não ser precisa, já que alguns contam que sua invenção ocorreu na Grécia e outros afirmam que o bolo de casamento surgiu na Roma Antiga, sabe-se atualmente que seu papel é fundamental para a festa. Depois dos noivos, sem dúvida o bolo é o mais adorado e elogiado.
Marly Scalsilli, grande parceira da revista Mão na Massa e fera no que faz há 50 anos, homenageia a edição 100 da Revista Mão na Massa, com um passo a passo do  bolo de aniversário, feito especialmente para a revista. Durante um agradável bate-papo recheado a delícias que ela sabe fazer, aliás, muito bem, Marly enquanto preparava o passo a passo especial, mostrou um pouco da sua carreira de sucesso e ainda deu algumas dicas imperdíveis, em um rápido pingue-pongue.
Formada em Gastronomia, pós-graduada em pâtisserie, membro da ACE - Associação Internacional de Bolos Artísticos e com diversos prêmios em sua bagagem, nos mostrou bolos artísticos lindíssimos que valem a pena conferir.
Com vocês, Marly Scalsilli.

MM: Você que faz bolo para diversos eventos, o que simboliza o bolo para você? 
MS: O bolo simboliza a  alma da festa. Todos querem ver e provar o bolo.
MM: Qual o grande desafio para fazer um bolo que em sua opinião é perfeito?
MS: A montagem do bolo. Estando perfeito o restante é de fácil execução.
MM: Qual foi o bolo mais difícil que você já fez? 
MS: Meu maior desafio foi a montagem do bolo do Leão. Foram 40 tabuleiros para fazer o leão em tamanho natural.
MM: Finalizando, qual o conselho que você daria àqueles que querem seguir o seu sucesso?
MS: Toda pessoa que deseja entrar na área de confeitagem artística, deve se atualizar sempre. Seja através de cursos, congressos ou revistas especializadas. E principalmente se dedicar muito, pois hoje em dia, a profissão de confeitagem artística está em destaque.
Agradecimentos especiais: Iara Barros e Marcelo Couto
Fonte de pesquisa: História da Culinária





Comentários

Anônimo disse…
Bom Dia! Como faço para aprender a fazer estes bolos tão lindos?

Souza, RJ.

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de Português: Descomplicando o Complicado - CRASE - EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

Dicas e exercícios de Português: Descomplicando o Complicado - ABREVIAÇÃO OU ABREVIATURA? (continuação)

JANDAIA: 70 ANOS DE HISTÓRIA