AS NOMENCLATURAS SAUDÁVEIS DOS ALIMENTOS



Com um aumento  considerável de pessoas que buscam uma alimentação balanceada e saudável, que proporcione  benefícios ao organismo, várias nomenclaturas estão surgindo, muitas vezes, confundindo o consumidor, com tanta novidade.  Em um resumo rápido e simples, as diferenças entre alimentos funcionais, orgânicos, transgênicos ou termogênicos? 

Alimentos Orgânicos:
São aqueles que no seu plantio, cultivo, processamento, não tem adição de agrotóxicos, ou seja, são isento de pesticidas,  sem adubos químicos e não é permitido o uso de sementes transgênicas na produção. Há também uma preocupação dos agricultores com o equilíbrio entre o manejo do solo e os recursos naturais, visando o desenvolvimento sustentável do meio ambiente.
Há no mercado dois tipos de selo ou certificações para os produtos orgânicos: produtos orgânicos e produtos com ingredientes orgânicos. Os produtos orgânicos são considerados orgânicos se forem compostos de apenas um ingrediente que deve ser 95% orgânico, enquanto que os produtos com ingredientes orgânicos  devem conter até 70% de ingrediente orgânico.
Alimentos Funcionais:
São alimentos que possuem compostos bioativos ou fitoquímicos que atuam diminuindo o risco de doenças crônicas, além promover benefícios para o organismo de quem consome. Segundo Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA),  os alimentos funcionais são  alimentos ou ingredientes que, além das funções nutritivas básicas, quando consumido como parte da alimentação usual , produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos benéficos à saúde. Exemplo: soja.
Alimentos Transgênicos:
São alimentos desenvolvidos em laboratório com parte de diferentes espécies. Também conhecidos como Organismos Geneticamente Modificados (OGM), que na lei nº 11.105/05, é definido como qualquer “organismo cujo material genético tenha sido modificado por qualquer técnica de engenharia genética”.

Alimentos Termogênicos:
São alimentos que auxiliam na queima de gordura, pois aumentam a TMB (taxa metabólica basal). São alimentos que podem ser utilizados antes da atividade física (ou em outro horário) para facilitar a queima de gordura. Ex.: O gengibre é um alimento termogênico (e funcional ao mesmo tempo). A canela também auxilia na queima de gordura (termogênico e funcional ao mesmo tempo) A pimenta é também um alimento termogênico.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de Português: Descomplicando o Complicado - CRASE - EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

Dicas e exercícios de Português: Descomplicando o Complicado - ABREVIAÇÃO OU ABREVIATURA? (continuação)

JANDAIA: 70 ANOS DE HISTÓRIA