Qual a tua obra?


Em suas obras, Mário Sérgio Cortella, filósofo, autor de 19 livros, Mestre e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP ),  brilhantemente aborda temas que sempre nos levam a questionamentos, na maioria deles, imperceptíveis ao nosso dia a dia.  Com o dom da oratória e  da filosofia,  suas respostas  simplificam o difícil,  já que para ele  o impossível não é um fato, é uma opinião.
Com 37 anos de docência, para ele ser professor é ter a incapacidade de ficar contido, ou seja, conhecimento e afeto são duas coisas que não se guarda, só ganha quem reparte. E ser professor é repartir, é transbordar. É deixar valores, ideias, virtudes para aqueles que serão nosso futuro. 
Seu último livro, Qual é  sua obra? , Cortella " desmistifica conceitos e pré-conceitos, e define o líder espiritualizado, como aquele que reconhece a própria obra e é capaz de edificá-la, buscando incessantemente o significado das coisas.  Um convite a refletirmos sobre certos valores que estão presentes em nossa sociedade nos dias atuais com definições e  questões levantadas em relação a Gestão, Liderança e Ética.
Como se estivesse conversando conosco, Cortella lança questionamentos, que nos acompanham desde o início do livro até o último capítulo. E esses questionamentos  e vários temas, sempre abordados por ele em palestras e entrevistas, estão presentes em nosso dia a dia. Religiosidade, ética, saúde, qualidade de vida, trabalho, família, tudo isso, de uma maneira espetacular, Cortella simplifica.  
Quando se fala em família, simples assim, Cortella explica que a família é a base da organização de um núcleo de proteção coletiva.  Em uma única frase... “ O mundo que vamos deixar para os nossos filhos  depende dos filhos que vamos deixar para esse mundo”, diz tudo. 
No trabalho, Cortella diz que se precisa fazer a distinção entre trabalho e emprego. Trabalho é fonte de vida, emprego é fonte de renda.  O trabalho precisa oferecer o que é fundamental para chegarmos ao essencial.
Para Cortella, a saúde é como uma plantinha que tem que ser regada diariamente. É preciso que haja harmonia, a qual ocorre na diversidade. E a saúde é a percepção, é a vivência de um bem-estar que precisa ser cuidado.
E a ética, é a base da convivência e está ligada à proteção da dependência de uma vida que, sendo curta,  não seja pequena. Ética está ligada a capacidade de escolher, decidir, julgar. É o que faz com que a vida seja honrada, com que o lucro seja higiênico e com que o sucesso seja decente.

Portanto... "Qual é a tua obra?"


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de Português: Descomplicando o Complicado - CRASE - EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

Dicas e exercícios de Português: Descomplicando o Complicado - ABREVIAÇÃO OU ABREVIATURA? (continuação)

JANDAIA: 70 ANOS DE HISTÓRIA