ADERJ: 26 ANOS









O INÍCIO DE TUDO.
A história do Mercado atacadista  distribuidor é extraordinária, pois nos remete aos primórdios da história do próprio comércio.  Já a organização do setor começou a tomar corpo em 1951, quando ainda na Rua Acre, no centro do Rio, comerciantes criaram a Bolsa de Gêneros Alimentícios - BGA.  O local, conhecido como “Esquina do Pecado”, marcou a centralização de um segmento até então inóspito e relegado aos autônomos: a estocagem e a entrega de produtos da área mercearil.
Com o início desta nova fase, ali eram negociados produtos que seriam distribuídos  para todo o Estado do Rio de Janeiro . Esse papel cabia ao atacadista distribuidor que se encarregava de escoar a produção para todos os pontos. E o papel, muitas vezes mais social do que comercial, a ADERJ cumpriu e cumpre com eficiência.
Com o crescimento dos negócios, o centro do Rio já não comportava mais a grande movimentação de produtos. O Governo que tinha interesse em liberar um ponto nobre da cidade, intermediou negociações com a Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro, que doou a área com 1 milhão de metros quadrados na Penha, Zona Norte.
Nasceu então o Mercado São Sebastião, onde foram construídos  300 galpões para armazenar toda a produção a ser distribuída. Na mesma época, A Bolsa de Gêneros Alimentícios, passou a operar em prédio próprio, na Rua do Arroz, abrigando dezenas de salas, várias delas, hoje ocupadas pela ADERJ.
A FUNDAÇÃO DA ADERJ.
Oito atacadistas se reuniram em Volta Redonda, no Norte Fluminense, para debater sobre as necessidades urgentes do setor. O alinhamento das ideias naquele encontro serviu de motivação para que se marcassem o próximo encontro que ocorreu em Petrópolis, desta vez já contanto com 30 pessoas.  Na semana seguinte, na cidade do Rio de Janeiro, 300 atacadistas já se encontravam para formalizar aquela que até então, era a demonstração de união de um grupo em busca da defesa dos interesses do mercado atacadista do Estado.
A data, 20 de maio de 1986, representa a formalização de uma ideia maior, de um sentimento de amor ao setor e demonstra, acima de tudo, a inequívoca união que aqueles primeiros atacadistas distribuidores constituíram a fim de superar um momento crucial para cada um deles e para todos.
Com a presença de Silvio Moreira Barbosa, executivo da ABAD, a comissão de representantes realizou a primeira  assembleia  que definiu o estatuto e nomeou o seu primeiro presidente: Elias RIcha Filho. Nascia aí a ADERJ.

HÉLIO CASTOR MACIEL: UM GUERREIRO DE TODAS AS HORAS.

Atual presidente da ADERJ,  sua história vem desde o início, pois  Hélio Castor Maciel,   é o único dentre todos que fizeram parte da sua fundação que continua à frente das ações e decisões, tendo participado de todas as diretorias.
Como precursor, Hélio Maciel lembra com facilidade dos primeiros momentos: “Nosso movimento começou com poucos atacadistas que decidiram se organizar e tomar a frente de uma iniciativa que acabou resultando na fundação da ADERJ.” Hélio fez parte desse grupo que iniciou o trabalho que vem prosseguindo há 26 anos por todas as gestões.

ANA CRISTINA CERQUEIRA: COMPROMETIMENTO DE UMA VIDA INTEIRA.
Ana Cristina Cerqueira, diretora executiva, também se confunde com a própria história da ADERJ.  Ela trabalhava como promotora de vendas, na mesma Rua da Soja, primeiro endereço da ADERJ, quando  foi convidada por José Luiz Chaves, superintendente na época para integrar à equipe.  De auxiliar de escritório a diretora executiva, 26 anos se passaram  e Cristina confessa que a ADERJ é a sua vida. Exerceu todas as funções dentro da Associação com um amor imenso pela casa. E certamente, a reciprocidade é mais do que verdadeira, pois todos os que passaram pela entidade tem uma grande admiração pela profissional Cristina que se formou na escola ADERJ.
TODOS OS PRESIDENTES DA ADERJ:
Elias Richa Filho -  1986 a 1990
Carlos Eduardo Bach Cater – 1991 a 1993
Carlos Cunha Cordeiro (in memoriam) – 1994 a 1996
José Bastos Couto – 1997 a 1998, 2003 a 2005, 2006 a 2008, 2009 a 2011
José Roberto Bron Luna – 1999
Antonio José Osório – 2000 a 2002
Hélio Castor Maciel – 2012

VÁRIOS BENEFÍCIOS EM SER UM ASSOCIADO DA ADERJ.
A ADERJ oferece aos seus associados diversos benefícios como informação sobre o setor, revistas especializadas, auditórios para reuniões, assessorias técnica e jurídica, treinamentos, além de parcerias que permitem a oferta de produtos e serviços com condições especiais. Tudo para incentivar o desenvolvimento dos negócios dos atacadistas distribuidores do Estado que, ao ingressarem  na Associação, passam a fazer parte de uma grande rede de oportunidades e por direito a serem associados da ABAD, contando com todos os benefícios garantidos pela entidade nacional. Desta forma, amplia-se o leque  de opções para os empresários e sua força de vendas.
Atualmente, os atacadistas distribuidores do Rio de Janeiro têm direito à utilização da videoteca e auditórios da ADERJ; palestras técnicas  de experientes profissionais do mercado, promovidas pela ABAD; parcerias com a FECOMÉRCIO – RJ, BGA, ASSERJ, que permitem a participação nos pregões da Bolsa e na Super Rio Expofood.
ADERJ NA ÁREA SOCIAL.
O evento “Um dia de cidadania”, expressa a verdadeira vocação da ADERJ para a área social. Realizado desde 2005 em diversos municípios da Baixada  Fluminense, o projeto já atendeu milhares de moradores de comunidades com dificuldade de acesso a determinados tipos de serviços e também profissionais especializados.
Cerca de 5 mil pessoas costumam frequentar o evento e tem oportunidade de consultar assistentes sociais e advogados, além de receberem orientações importantes na área de saúde e na área trabalhista.
Mas o dia não termina aí. As crianças também recebem brinquedos, participam de oficinas de pintura, massa de modelar e muito mais. Segundo a diretora executiva da ADERJ, Cristina, “Um dia de cidadania” surgiu por iniciativa dos alunos de Educação Física da Universidade Gama Filho, que pediram apoio da associação para viabilizar o projeto.
O “Empório da Comunidade”, também é outro projeto social que a ADERJ abraçou. O objetivo da iniciativa é contribuir para a promoção do desenvolvimento social sustentável, bem como o fortalecimento dos vínculos familiares.  Baseado no modelo desenhado pelo Instituto ABAD, este evento acontece há alguns anos visando a emancipação do indivíduo. Os resultados são estimuladores para a continuidade do projeto, pois vem conseguindo diminuir a evasão escolar.
E finalizando os projetos sociais que a ADERJ oferece, O Projeto “Banco de Cadeira de Rodas”, criado em 1994, em Nilópolis, na Baixada Fluminense, vêm atendendo os portadores de necessidades especiais sem condições econômicas. As doações recebidas dos parceiros, vem garantindo milhares de cadeiras de rodas, andadores, muletas e camas hospitalares, além, de reformas de equipamentos no Estado.
As contribuições são frequentes, mas a demanda tem sido muito grande , por isso foram criados os selos de responsabilidade social Amigo do BCR, Empresa Solidária e Empresa Madrinha. A ADERJ é uma parceira Madrinha  e vem contribuindo para a expansão desta iniciativa que considera de grande amplitude e importância ímpar.
Este ano, o evento Banco de Cadeira de Rodas, ocorrerá dia 18 de agosto, às 19h, no SESC de Nova Iguaçu. Sorteios de TV, computador e vale-compra na Chatuaba, serão as surpresas do evento.
MOTIVAÇÃO: FUNCIONÁRIOS MOTIVADOS É SUCESSO GARANTIDO.
A convenção de vendas da ADERJ não poderia ter nome mais apropriado, pois é realizada com os principais objetivos de treinar e motivar a força de vendas dos atacadistas distribuidores. Motivação e Sucesso, o já tradicional evento na agenda do setor local, acontece anualmente desde  2000, com palestras e vivências que tem como propósito, o crescimento dos profissionais que fazem parte da associação. Este ano,  “Motivação e Sucesso”ocorreu no dia 7 de julho e teve como palestrantes, Dalmir  Sant’ Anna e G Pontes.
No final, o sorteio esperado, foi disputado por várias equipes participantes, entre elas Dinâmica, Elite Show, Life Pel, Novamix e BBD.
Cristina, que apresentou as equipes vencedoras, aproveitou para dar as Boas vindas à ABAD que este ano acontecerá no Rio de Janeiro, entre os dias 6 e 9 de agosto, conforme matéria nas páginas seguintes desta revista . Feliz com a volta da ABAD depois de 13 anos fora do Estado   Cristina finalizou a grande festa esperando a presença de todos nesta grande convenção.

ADERJ FAZ AMIGOS:  A FESTA BIMESTRAL DA ADERJ.
A ideia original surgiu informalmente, logo após a primeira reunião de diretoria, ainda na época que a sede funcionava em uma sala alugada na Rua da Soja, onde após cada reunião, era servido um coquetel para gerentes e diretores de empresas fornecedoras. Hoje, 26 anos depois, os concorridos encontros “ADERJ faz Amigos” são realizados na espaçosa e aconchegante Churrascaria Rio Brasa, na Barra da Tijuca.  Durante os jantares, bimestrais, todos aproveitam  os agradáveis momentos para trocar informações, rever amigos e também fazer negócios.   
A última reunião ocorreu na agradável noite de quinta-feira, 26 de julho. Cristina, abrindo o encontro, brilhantemente como sempre faz, enfatizou, entre outros assuntos, a chegada da ABAD agora em agosto.  Para todos, a volta da ABAD ao Rio é de suma importância e segundo o Presidente da ADERJ, Hélio Castor Maciel, A ABAD no Rio,  traz à cidade, a credibilidade ao momento que o Rio vive. “Depois de 13 anos fora da cidade, circulando entre , Recife e Fortaleza, enfim a ABAD volta ao Rio, em grande estilo.” Espera-se em média uma participação de 35 mil pessoas, circulando pela feira e todos os hotéis no entorno, já estão lotados. No dia da abertura terá a palestra do ex Presidente Fernando Henrique Cardoso e na quarta-feira, 8, show de Diogo Nogueira. Várias surpresas marcarão  a feira, entre elas:  o trabalho de doação que as Mulheres da ABAD farão no último dia da feira e a neutralização do carbono, uma ideia genial  que trocará todo o carbono gerado durante o evento em plantio de árvores com proporções equivalentes.”
Em opinião unânime, A volta da ABAD ao Rio, traz a cidade o resgate de credibilidade do segmento no mercado. Isto é uma conquista pelo conjunto de fatores oferecidos e conquistados pelo Rio de Janeiro e pela ADERJ, resumem Dilermand, André Chianca, Antônio Mário Garcia e José Bastos Couto, além do próprio Presidente, Hélio Castor Maciel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de Português: Descomplicando o Complicado - CRASE - EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

Dicas e exercícios de Português: Descomplicando o Complicado - ABREVIAÇÃO OU ABREVIATURA? (continuação)

JANDAIA: 70 ANOS DE HISTÓRIA