José de Sousa


Por Mariza Cardoso


Natural de Portugal, José de Sousa chegou ao Brasil com 5 anos... Coincidência ou não,  no dia da fundação da Bolsa de Gêneros Alimentícios do Estado do Rio de Janeiro - BGARJ.  O ano era 1951. Exatamente no dia e ano em que nascia a maior Bolsa de Gêneros Alimentícios da América Latina e que futuramente seria presidida por ele por várias gestões.
Começou a  trabalhar cedo. Com oito anos de idade já trabalhava como office-boy em um cartório no município onde morava: Nova Iguaçu.  Foram anos em que dividia seu tempo com o aprendizado escolar e o aprendizado cartorário.  Boa parte da bagagem que traz hoje vem de sua dedicação a esse trabalho que durou até seus 17 anos.
Em  Nova Iguaçu viveu, estudou e trabalhou até se mudar, já com 18 anos,  para a casa de sua irmã, no Méier.  Da escola, guarda boas recordações do  seu primário e curso secundário no Colégio Iguaçuano.  Depois, em Nilópolis, cursou Contabilidade, no tradicional Colégio Filgueiras.  Já sua vida acadêmica deu-se início na Universidade Gama Filho, onde cursou Direito e após formar-se aos 22 anos,  ingressou em  outra faculdade: Administração de Empresas na SUAM.
Juntamente com a presidência da BGARJ, José de Sousa, em 1997 ingressou na diretoria do Fluminense Futebol Clube.  Sua trajetória, também de sucesso pelo clube tricolor foi de 1997 a 2010. Como vice-presidente administrativo e vice-presidente de marketing,  durante este período, ajudou muito Xerém. A sede que fica lá e  treina atletas do futebol que vão do mirim ao profissional, hoje conta com 200 jovens.  Em sua gestão  formou o TRIUNVIRATO,  que trouxe o time de volta para  a 1ª divisão,  além de contratações de vários jogadores e técnicos como Parreira. Em 2010, quando o Fluminense foi campeão brasileiro, José de Sousa e Silva fazia parte da diretoria, como vice- presidente geral.
Em sua gestão no Mercado São Sebastião, além de comandar o dia a dia corrido da maior Bolsa de Gêneros Alimentícios da América Latina, assegurando a seus associados  uma excelente estrutura para negociações, conseguiu através de uma parceria com a Prefeitura do Rio, na gestão do Prefeito Eduardo Paes,  melhoras significativas no entorno do Mercado,  como a Revitalização do Mercado São Sebastião, além de transferir 340 famílias que moravam nas redondezas em condições precárias para Santa Cruz, no Projeto Minha Casa Minha vida.
Empresário, pai e avô dedicado, José de Sousa e Silva tem  em sua família, seu alicerce.  Com três  filhos criados, sendo uma médica, um empresário e outra advogada / publicitária e seis netos que só lhe dão orgulho, podemos dizer que  este empreendedor cumpriu e continua cumprindo sua missão com maestria..
Projetos  e Cargos Sociais:
Sempre voltado e preocupado também com a área social, José de Sousa, fez e faz parte de várias ONGs e Projetos. Em seu currículo social, participou pioneiramente da Campanha “Natal sem Fome”, fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho;  apoia os Hospitais, Jesus, Cardíaco Pró-criança e   Mário Kröeff  que atende  crianças e adultos com câncer;  é Membro atuante do Projeto Rio Cidadania; é Membro fundador  e conselheiro fiscal do Instituto Rio Voluntário, é diretor fundador da Agência Rio, foi conselheiro da Associação Comercial do Estado do Rio de Janeiro e é Conselheiro Fiscal da Confederação Nacional do Comércio (SENAC).
Formação Acadêmica:
Graduado em Direito pela Universidade Gama Filho
Graduado em Administração de Empresas pela SUAM
Formação Profissional: 
Aos 31 anos abriu  sua primeira empresa: Barca do Lago. Nessa época, associou-se também a Bolsa de Gêneros Alimentícios – BGARJ, local que já frequentava durante o longo período em que trabalhou no Supermercado Disco. Em pouco tempo, tornou-se membro da diretoria e em 1994,  ingressou em seu 1º mandato como Diretor- Presidente da BGARJ. De lá pra cá, 20 anos se passaram e seu pulso firme, empreendedorismo e dedicação,  contribuíram  e continuam contribuindo e muito para o que a Bolsa é hoje. 

Premiações:
Seu trabalho, sempre reconhecido, também lhe rendeu várias homenagens e monções, entre elas a condecoração  Medalha  Tiradentes – Alerj; Título de Cidadão Iguaçuano;  Medalha Pedro Ernesto, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro; Condecoração da Assembleia da República Portuguesa; Título de Destaque Empresarial da ALERJ; Título de Benemérito  da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e o Diploma do Mérito Profissional da Ordem dos Jornalistas do Brasil.
Missões no Exterior:
José de Sousa, através de um convite realizado pelo Ministério da Agricultura, Alimentação, Floresta e Pesca da Coreia do Sul, participou do encontro Buy Korean Food Autumn 2012 (Compra de Comida Coreana Outono de 2012), que foi realizado em Gangnamdae-Ro, Seocho-Gu, Seoul, na Coreia do Sul, nos dias 09, 10 e 11 de outubro. 
Bibliografia:
Da Esquina do Pecado ao Palácio da Bolsa  -  60 anos de trajetória da maior Bolsa de Alimentos da América Latina
 siga as atualizações em www.josedesousa.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de Português: Descomplicando o Complicado - CRASE - EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

Dicas e exercícios de Português: Descomplicando o Complicado - ABREVIAÇÃO OU ABREVIATURA? (continuação)

JANDAIA: 70 ANOS DE HISTÓRIA