Alimentação saudável nota 10

Para uma vida saudável, alimentos saudáveis? Exato!  Exercícios regulares e uma dieta equilibrada, rica carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, água, vitaminas e sais minerais, segundo nutricionistas, são essenciais para o bom funcionamento do corpo, pele, ossos, cabelos e unhas. Os melhores alimentos devem ser ricos em antioxidantes e pobres em gorduras, principalmente gordura saturada.   E para uma alimentação saudável nota 10, nada melhor que 10 dicas...

Brócolis

Entre os vários componentes benéficos, este alimento é rico em vitamina K e C, essenciais para a formação de colágeno. Outro composto importante é indol-3-carbinol, que ajuda na reparação do ADN em células e restringe a células cancerosas. Além disso, reduz a pressão arterial por ser uma grande fonte de magnésio e cálcio. Também tem propriedades anti-inflamatórias que relaxa os músculos do coração e artérias. Para a pele e o sistema imunológico, é rico em vitamina C e antioxidantes. Estes compostos ajudam na prevenção do envelhecimento, rugas e pigmentos na pele. Contém vários antioxidantes como caroteno e traços de minerais que ajudam no fortalecimento da imunidade. 




Gengibre

O gengibre atua na circulação sanguínea, permitindo um melhor fluxo de sangue pelo corpo.  Tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes e é um potente analgésico natural. Muitas pessoas usam o gengibre para gripes, resfriados ou intoxicação alimentar, devido aos efeitos positivos sobre o aparelho digestivo. Tem que ser consumido fresco, cru. Uma boa opção é ralar um pedaço dele e colocar na salada, ou mesmo na salada de frutas. Também é uma alternativa batê-lo com sucos ou então coloque dois pedaços da raiz ralada em uma jarra de água e beba durante o dia inteiro. Por ser um alimento termogênico, auxilia no emagrecimento.


Limão


Um simples limão contém mais do que a dose recomendada de vitamina C, sendo importante para aumentar os níveis de bom colesterol, também conhecido como HDL. Por outro lado, os flavonoides do limão aumentam a absorção de antioxidantes pelo corpo, reforçando as defesas. Tem baixíssimo valor calórico, boa fonte de fibra, além de conter outras vitaminas (tiamina, riboflavina) e minerais (fósforo, silício, cálcio e ferro). Grande parte dos seus benefícios estão vinculados a uma substância presente na casca chamada d-limoneno (rica em flavonoides). Esses flavonoides, possuem ação antioxidante que previne a ação dos radicais livres. Uma boa recomendação é tomar diariamente, em jejum, um copo de água com algumas gotas de limão. A ação do limão combinado com a água morna, estimula o intestino.


Chá Verde


Previne dores de cabeça e cáries dentárias. A sua composição em poli fenóis e antioxidantes ajudam a reduzir o colesterol e a melhorar a sua saúde cardíaca. Também ajuda a secar gordurinhas. O chá verde acelera o metabolismo, desintoxica e facilita a digestão.  Seus compostos reforçam as artérias, diminuem as taxas de colesterol ruim e bloqueiam o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos. O consumo habitual também previne inflamações na gengiva. Para deixar o chá verde mais gostoso, não exagere na dose da erva. Use 1 colher de sopa rasa para 1 litro de água - fica menos amargo. 



Chocolate Amargo

Um quadradinho de chocolate amargo por dia é a dose certa para a sua saúde.  Rico em flavonoides, aumenta o bom colesterol e reduz o mau colesterol. Entre os pontos positivos do chocolate amargo destacam-se a diminuição de riscos de doenças cardiovasculares e de câncer. Todos esses benefícios ocorrem porque o chocolate amargo possui boas quantidades de pó de amêndoa de cacau que é rico em flavonoides. Esta substância é um poderoso antioxidante e proporciona todos esses pontos positivos para a saúde. Outro componente, a teobromina, atua sobre o nervo vago, a parte do cérebro que provoca os ataques de tosse, auxiliando no combate ao acesso de tosse.



Nozes


As nozes são ricas em fibra, vitamina E, ácido fólico e outros minerais que além de baixarem o colesterol, ajudam a prevenir a doença cardíaca coronária. Uma boa dica é consumir nas sobremesas, devido ao seu aporte calórico elevado. Altamente benéficas no corpo humano, a semente do fruto é a parte comestível que, desde os tempos antigos, eram recomendadas pelos antigos chineses como consumo diário para fortalecimento do organismo humano. Além de deliciosas, as nozes possuem propriedades que ajudam no fortalecimento da defesa do corpo, formação de glóbulos vermelhos, cicatrização, fortalecimento dos ossos e dos dentes, combate ao envelhecimento precoce das células.



Batatas

As batatas, sejam elas doce, vermelha ou amarela, são ricas em folatos, essenciais à formação celular, permitindo assim ao seu corpo evitar a oxidação e restabelecer-se de qualquer agressão. A proteína chamada patatina, ajuda a formar e fortalecer a membrana celular, garantindo sua integridade. Além disso, a substância funciona como um antioxidante, minimizando a ação dos radicais livres, moléculas de oxigênio que influenciam diretamente na saúde das células. Vale destacar que o tubérculo possui quantidades consideráveis de lítio e triptofano, muito eficazes em quadros de depressão. A parte mais nutritiva da batata está próxima à casca, rica em fibras, por isso, dependendo do prato, vale a pena até lavar bem o legume e comê-lo com a casca.


Salmão


Além do ômega-3, o salmão é rico em niacina, importante na proteção contra a doença de Alzheimer e na perda de memória. É normal para 4 gramas de Salmão conter pelo menos 2 gramas de gorduras ômega-3. Estudos recentes mostraram também a presença de peptídeos bioativos. Um peptídeo bioativo chamado calcitonina tem sido de interesse especial porque também é feita no corpo humano pela glândula tireóide, e sabemos que ele ajuda a regular e estabilizar o equilíbrio de colágeno e minerais nos ossos e tecido circundante. Esses peptídeos podem combinar com ômega-3 e moléculas do salmão para proporcionar benefícios anti-inflamatórios poderosos para articulações.  Além disso, o elevado teor de Vitamina D e selênio encontrado no salmão também demonstraram ser agentes na prevenção de inflamação. 


Azeite
O azeite contém gordura monossaturada devido à sua origem vegetal, importante no metabolismo lipídico. Os poli fenóis reduzem o risco de doença cardíaca, diabetes e cancro. O azeite previne a arteriosclerose e seus riscos; melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas; acelera as funções metabólicas; produz efeito protetor e tônico da epiderme; estimula o crescimento e favorece a absorção de cálcio e a mineralização. Também tem efeito anti-inflamatório, ativando o metabolismo, ajudando no emagrecimento e na manutenção da boa forma.


Abacate


O abacate tem poucas calorias e está clinicamente comprovado que reduz o colesterol elevado e o risco de doença cardíaca. É também rico em betacarotenos aumentando as defesas do organismo e prevenindo o envelhecimento, tendo um papel muito importante ao nível da saúde ocular. Fornece cerca de 175 calorias por 100 gramas do seu consumo. As vitaminas encontradas no abacate são: vitamina A, B, C, K e E. Além disso, os minerais, como o cálcio, ferro, manganês, potássio, sódio, fósforo e zinco, são também encontrados no abacate. A gordura da fruta ainda aumenta a sensação de saciedade e adia a fome. Quando você acrescenta o abacate na refeição tem a vantagem de aumentar a absorção do licopeno, famoso antioxidante presente principalmente no tomate. 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de Português: Descomplicando o Complicado - CRASE - EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

Dicas e exercícios de Português: Descomplicando o Complicado - ABREVIAÇÃO OU ABREVIATURA? (continuação)

JANDAIA: 70 ANOS DE HISTÓRIA