Glúten é um vilão?



Comum nos rótulos dos produtos industrializados, o famoso "Não contém glúten ou contém glúten” mesmo especificados, ainda geram algumas dúvidas.

O Glúten é uma proteína formada por duas proteínas menores chamadas gliadina e glutenina. Ele é encontrado junto ao amido, em cereais como trigo, centeio, cevada, aveia, triticale e malte. Sua ingestão faz mal aos celíacos (pessoas que tem intolerância ao glúten). Os celíacos não digerem bem essa proteína e podem ter diarreia, dor e inchaço abdominal.
Na produção dos alimentos, como no processo de fermentação do pão, o glúten contido na farinha de trigo é responsável pela permanência dos gases no interior da massa, fazendo com que o pão aumente de volume e não diminua após esfriar. 

Os alimentos com glúten que engordam são principalmente aqueles que também têm gordura e sal como ingredientes, como os bolos, bolachas e biscoitos. Entretanto, alimentos como pão ou torradas, apesar de terem glúten, só engordam se forem consumidos em grandes quantidades.
Vários nutricionistas alertam que o problema em consumir alimentos com glúten não está nessa proteína em si, mas sim nas outras características desses alimentos, pois armazenam energia em forma de gordura, que podem causar além de obesidade, problemas cardiovasculares.

Alimentos que contém glúten:
São todos aqueles que são preparados com trigo, cevada, centeio ou aveia como bolachas, bolos, biscoitos, pães, torradas, cervejas e qualquer massa que leve farinha de trigo, como a massa de pizza e o macarrão, por exemplo.

Alimentos que não contém glúten:
Frutas e vegetais; arroz e seus derivados; milho e seus derivados; fécula de batata; carnes e peixes; açúcar, chocolate, cacau, gelatinas e sorvetes; sal; oleos, azeite e margarinas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de Português: Descomplicando o Complicado - CRASE - EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

Dicas e exercícios de Português: Descomplicando o Complicado - ABREVIAÇÃO OU ABREVIATURA? (continuação)

JANDAIA: 70 ANOS DE HISTÓRIA