VOCÊ TEM UM CLIENTE OCULTO?
Com a chegada da Copa do Mundo e das Olimpíadas, o cliente
oculto, cliente misterioso ou cliente secreto, que foi criado nos Estados Unidos, na década
de 40, vem cada vez mais ganhando adeptos nas cidades que serão as vitrines do
Brasil.
Com o objetivo de aprimorar seus serviços e produtos, profissionais experientes em diversos segmentos
do mercado de varejo e serviços, são contratados para medir a qualidade
do atendimento das empresas ou para
levantar informações específicas sobre produtos e serviços. Os avaliadores,
chamados de "shoppers" que se passam por clientes comuns, fornecem depois detalhados relatórios sobre as empresas visitadas, permitindo uma
avaliação eficiente em relação aos
negócios, produtos e funcionários.
No relatório, os clientes ocultos relatam ao contratante
tudo o que verificou: atendimento, limpeza, acesso, ambiente, além d e vários
outros itens que variam de empresa para empresa.
Essa prática, muito comum em hotéis, restaurantes, cinemas, bancos,
concessionárias de veículos, varejos e redes de franquias tem sido uma ótima
aliada aos empresários que buscam sempre
o aumento de resultados da empresa e fidelização de clientes.
Para Jayme Ribeiro – editor da Revista VarejoRIO e que representa
a Agência 4P Marketing nas ações de Cliente Oculto, a melhor ferramenta de
diagnóstico para certificação da qualidade da prestação de atendimento com o
intuito de corrigir falhas e posturas, buscando assim a excelência na oferta do
atendimento, é o trabalho do Cliente Oculto. “Dentre as minhas ações,
degustadora é o meu foco. Elas estão representando, naquele momento, uma
determinada indústria de sucesso e se por algum descuido o cliente não se
sentir satisfeito é essa a impressão que ele terá da empresa ou produto
degustado independente do sabor ou qualidade”.
Neste caso, os itens observados pelo cliente oculto são: limpeza
de uniforme e higiene pessoal (maquiagem, cabelo preso e unhas feitas); local
de trabalho limpo e sem outros produtos que não fazem parte da linha da
empresa; abordagem de todos os clientes sem distinção, convidando para
degustação;domínio do conhecimento do produto e da segurança e qualidade de sua
industrialização; nada de bate papos com outras degustadoras e nada de
celulares ou similares; não falar mal do concorrente; horário disciplinado e
muita simpatia...
Então... vc já tem seu cliente oculto?
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