DICAS DE PORTUGUÊS: LIVRO DESCOMPLICANDO O COMPLICADO - HOMÔNIMOS & PARÔNIMOS (CONTINUAÇÃO)
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO:
• Complete as frases com as palavras ou expressões dentro dos parênteses:
• Precisamos receber o ___________________ antes que o vendedor nos dê um ____________- mate.(xeque- cheque)
• __________ entrou em casa e deparou-se com o lobo ___________________. (Mal –mau).
• Meus cantores preferidos são Fábio Jr e Elvis Presley. ___________ é brasileiro, enquanto _______________ é americano. (aquele – este).
• ____________uma hora que ela saiu. Daqui _______________pouco estará de volta. (há –a)
• ______________estamos? _________vamos? (onde – aonde).
• Com ____________________ , diga-me a ___________________do sujeito. (descrição – discrição)
• Pelo __________________ de sua educação, ele não fará nenhum ______________. (comprimento – cumprimento).
• O ladrão de cavalos sequer pôde levar a ___________________ roubada para dentro da ___________ (cela – sela).
O violino utilizado no _________________________ precisa de __________________, pois está desafinado. (concerto – conserto).
• Era _________________ a promoção do __________________editor. (eminente – iminente)
• ______________meu perdão , _______________atreva-se a me magoar. (sequer – se quer)
• Depois da _______________________ levantou-se e abriu a ___________________ para ver o que havia dentro. (sesta – cesta)
• Não _______________ que é tua ____________. (vês – vez)
• Colocou o ______________________ e rumou para o ________________. (chalé- xale)
• Na palavra ____________ , não há _________________. (assento – acento)
• A ____________________ tarefa já estava _______________. (cumprida – comprida)
• Vamos _________________ e ___________________________ logo essas promoções de natal. (apreçar – apressar)
• _______ tempos sei que isso não tem nada _____ ver. (há – a)
• Caio é um menino ______ apesar de viver ______- humorado. (mal – mau)
• Estamos conversando _________________________ nossa vizinha que mora na casa número 33 __________________ dois anos. (acerca de – há cerca de)
Respostas:
• Precisamos receber o CHEQUE antes que o vendedor nos dê um XEQUE- mate.
• MAL entrou em casa e deparou-se com o lobo MAU.
• Meus cantores preferidos são Fábio Jr e Elvis Presley. ESTE é brasileiro, enquanto AQUELE é americano.
• HÁ uma hora que ela saiu. Daqui A pouco estará de volta.
• ONDE estamos? AONDE vamos?
• Com DISCRIÇÃO , diga-me a DESCRIÇÃO do sujeito.
• Pelo COMPRIMENTO de sua educação, ele não fará nenhum CUMPRMENTO.
• O ladrão de cavalos sequer pôde levar a SELA roubada para dentro da CELA.
• O violino utilizado no CONCERTO precisa de CONSERTO, pois está desafinado.
• Era IMINENTE a promoção do EMINENTE editor.
• SE QUER meu perdão, SEQUER atreva-se a me magoar.
• Depois da SESTA levantou-se e abriu a CESTA para ver o que havia dentro.
• Não VÊS que é tua VEZ.
• Colocou o XALE e rumou para o CHALÉ.
• Na palavra ASSENTO , não há ACENTO.
• A COMPRIDA tarefa já estava CUMPRIMDA.
• Vamos APREÇAR e APRESSAR logo essas promoções de natal.
• HÁ tempos sei que isso não tem nada A ver.
• Caio não é um menino MAU apesar de viver MAL - humorado.
• Estamos conversando A CERCA DE nossa vizinha que mora na casa
número 33 HÁ CERCA DE dois anos.
Responda.
Explique a diferença entre Homônimos homógrafos e homônimos
homófonos.
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O que são homônimos perfeitos?
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Dê exemplos de homônimos homógrafos.
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Dê exemplos de homônimos homófonos.
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Diferencie homônimos de parônimos.
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Respostas:
Homônimos homógrafos são aquelas palavras que possuem grafia idêntica, mas pronúncia diferente. Homófonos são aquelas que possuem pronúncia idêntica, mas grafia diferente.
Homônimos perfeitos são aqueles que possuem a mesma grafia e a mesma pronúncia, como “são”.
São: 3ª p. p. do verbo ser. - Eles são lindos.
São: sadio. - O menino, depois da queda, está são
São: forma reduzida de santo. - São Judas Tadeu é meu santo protetor.
Homógrafos: almoço (verbo) e almoço (substantivo).
Homófonos: seção, sessão e cessão.
Homônimos são palavras que apresentam diferentes sentido, mas tem a mesma pronúncia ou grafia. E Parônimos são palavras que possuem semelhança na grafia e/ou pronúncia, mas o significado é diferente.
• Dê exemplos para as palavras abaixo:
Mal/mau
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Onde/aonde
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Descrição / discrição:
______________________________________________________________________________________________________________________________________
Cumprimento / comprimento:
______________________________________________________________________________________________________________________________________
Concerto / conserto:
______________________________________________________________________________________________________________________________________
Ratificar/Retificar:
______________________________________________________________________________________________________________________________________
Iminente / eminente:
______________________________________________________________________________________________________________________________________
A cerca de / Acerca de/ Há cerca de:
______________________________________________________________________________________________________________________________________
Ao par / a par:
______________________________________________________________________________________________________________________________________
Ao encontro de / De encontro a:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Afim/A fim:
______________________________________________________________________________________________________________________________________
Enfim / Em fim:
______________________________________________________________________________________________________________________________________
Senão / se não:
______________________________________________________________________________________________________________________________________
Sequer / Se quer
______________________________________________________________________________________________________________________________________
À medida que / Na medida em que:
______________________________________________________________________________________________________________________________________
Acender / Ascender:
______________________________________________________________________________________________________________________________________
Cela / sela:
______________________________________________________________________________________________________________________________________
Cerração / serração:
______________________________________________________________________________________________________________________________________
Censo / senso:
______________________________________________________________________________________________________________________________________
Discente / docente:
______________________________________________________________________________________________________________________________________
Respostas:
• Mal/mau
Ele está hoje muito mal-humorado.
Esse menino desde que nasceu é um muito mau.
• Onde/aonde
Onde você mora?
Aonde iremos hoje?
• Descrição / discrição:
Pode nos dar uma descrição detalhada do suspeito.
Não use esta roupa. Se vista com mais discrição.
• Cumprimento / comprimento:
Eu sempre cumprimento as pessoas no trabalho.
Este vestido está muito longo. Temos que diminuir o comprimento.
Concerto / conserto:
Este concerto no Municipal será magnífico.
Este conserto no meu armário ficou horrível, parece um remendo.
• Ratificar/Retificar:
Precisamos ratificar o não uso de celulares na reunião.
Precisamos retificar os erros cometidos para que não ocorram mais.
• Iminente / eminente:
O eminente reitor receberá o título Honoris Causa.
Há um tufão iminente chegando ao Rio de Janeiro.
• A cerca de / Acerca de/ Há cerca de:
Estou a cerca de dez minutos de casa.
Conversamos muito acerca do problema .
Mudei-me para este bairro há cerca de três anos.
• Ao par / a par:
O dólar está ao par do euro.
Estamos a par do ocorrido.
• Ao encontro de / De encontro a:
As crianças foram ao encontro da mãe.
O carro bateu de encontro ao muro.
• Afim/A fim:
Viemos a fim de ajudar.
Estes documentos estão afins.
• Enfim / Em fim:
Enfim chegamos ao acordo proposto.
Em fim de festa, ficamos todos cansados.
Senão / se não:
Se não estudar, não fará boa prova.
Não ande descalço, senão vai se cortar.
• Sequer / Se quer
Ele sequer pensou no perigo que corríamos.
Se quer tirar boas notas, tem que estudar.
• À medida que / Na medida em que:
À medida que crescia, ficava cada vez mais linda.
Vamos preencher o formulário, na medida em que isso é necessário para o
recrutamento.
• Acender / Ascender:
Vamos acender logo esta churrasqueira, pois estamos com muita fome.
Se continuar agindo assim, ascenderá na empresa.
• Cela / sela:
O presídio está com todas as celas superlotadas.
Cuidado! O cavalo está sem sela.
• Cerração / serração:
A descida de Petrópolis está com forte cerração.
Precisamos fazer uma serração em todas essas árvores antes do período
de chuvas.
• Censo / senso:
O censo de 2014 ainda não está pronto.
Você não tem o menor senso das coisas.
• Discente / docente:
O corpo discente é formado, na maioria por alunos nota A.
O corpo docente desta universidade só tem doutores.
miolo-descomplicando o complicado- D E S C O M P L I C A N D O O C O M P L I C A D O
página 189
Descomplicando o Complicado foi lançado pela Editora Autografia e tem o apoio da ADERJ e OJB
À venda em livrarias e através do site da Editora.
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