O óleo de cozinha e a devida reciclagem - pensamento sustentável

Sustentabilidade




Com consumo de alimentos fritos, devido a diversidade de opções oferecidas nas padarias,  a quantidade de óleos residuais de fritura tem aumentada na mesma proporção e  o seu descarte incorreto  pode provocar ao meio ambiente,  grandes prejuízos.
De acordo com  vários estudos acerca do assunto, vem se observando que total médio de descarte de óleo e gordura de acordo com a quantidade de estabelecimentos ( padarias, restaurantes, bares, lanchonetes e residências, tem sido muito grande. E o descarte incorreto  armazenado em sacos plásticos, despejados em pias ou direto no esgoto,  conclui-se a necessidade urgente de uma coleta seletiva que além de transformar o óleo/gordura residual em matéria-prima para aproveitamento industrial, irá contribuir para a economia dos recursos naturais e a minimização de impactos ambientais.
Pesquisas apontam que os brasileiros consomem aproximadamente 3 bilhões de litros de óleo de cozinha por ano. (INTERJORNAL, 2008). O óleo de fritura depois de reciclado, pode ser utilizado como matéria-prima na produção de resina para tintas, sabão, detergente, amaciante, sabonete, glicerina, ração para animais, biodiesel, lubrificante para carros e máquinas agrícolas e outros.
A alternativa de reaproveitamento do óleo para fazer sabão tem sido considerada a mais simples produção tecnológica de reciclagem fazendo com que haja um ciclo de vida desse produto. Entre as tantas vantagens do sabão produzido a partir do óleo de cozinha, está a economia de água, pois o o sabão de óleo reciclado produz menos espuma.
Muitos estabelecimentos comerciais (restaurantes, padarias, bares, pastelarias, hotéis,...) depositam o óleo de cozinha direto na rede de esgoto,  gerando assim entupimento e mau funcionamento das estações de tratamento. Para retirar o óleo e desentupir os encanamentos são empregados produtos químicos tóxicos, com efeitos negativos para o ambiente e segundo  estudiosos, a decomposição do óleo de cozinha emite grandes quantidades de metano na atmosfera, causando um dos principais gases causadores do efeito estufa, que contribui para o aquecimento da terra.

De acordo com a Resolução nº 275 de 25 de abril de 2001 do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, descreve que a reciclagem de resíduos deve ser incentivada, facilitada e expandida no país. Existem  lugares que recebem seu descarte.  Basta armazená-los em garrafas PET e procurar ONGs especializadas ou programas ambientais do governo que darão o descarte de forma correta.




Matéria publicada na revista Mão na Massa
Jornalista Responsável: Mariza Cardoso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de Português: Descomplicando o Complicado - CRASE - EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

Dicas e exercícios de Português: Descomplicando o Complicado - ABREVIAÇÃO OU ABREVIATURA? (continuação)

JANDAIA: 70 ANOS DE HISTÓRIA